5 dicas para garantir o sucesso do gerenciamento na nuvem

junho 10, 2019

Apostar em cloud computing vem se tornando não só uma boa estratégia, como uma necessidade vital para empresas que querem crescer e se consolidar no futuro. Mas será que apenas contratar esse tipo de serviço é suficiente?

Com uma importância cada vez maior dentro dos negócios, os gerentes de TI precisam focar no sucesso do seu gerenciamento de nuvem para transformarem todo o potencial da tecnologia em resultados reais.

Então, que tal entender melhor o que vai levar você e sua equipe a esse ponto de maturidade da nuvem da empresa? Veja 5 dicas para garantir esse cenário ideal!

1. Entenda os benefícios da cloud e mapeie seus objetivos críticos

Um dos erros mais comuns na hora que uma empresa decide migrar seus serviços para a nuvem é a TI partir logo para assinaturas e aquisições sem pensar exatamente no retorno que precisam.

Isso acontece muitas vezes por querer (ou necessitar) uma transformação rápida, mas pode acabar piorando a produtividade com interações confusas, sistemas que não conversam entre si e recursos insuficientes. Portanto, comece por um bom levantamento de demandas e planejamento de migração para usufruir dos benefícios da nuvem em um ambiente corporativo.

As principais vantagens que podemos listar são:

  • otimização de processos produtivos e administrativos;
  • inteligência de dados para o negócio;
  • automação de rotinas, como backups e análise de dados;
  • aumento da segurança;
  • apoio de suporte especializado;
  • redução de custos com ativos tecnológicos;
  • elasticidade e escalabilidade.

Entre esses ganhos, quais são prioritários para o sucesso da sua empresa? Quais soluções trazem o melhor retorno dentro dos benefícios que você busca inicialmente?

Esse tipo de questionamento vai nortear a sua migração. É uma forma de alinhar a equipe, argumentar pela necessidade do investimento ao financeiro e facilitar seu trabalho em geral.

2. Avalie os melhores fornecedores para cada caso

Em alguns casos, um provedor de nuvem tem todas as ferramentas e recursos que você precisa. Em outros, é preciso buscar mais de um fornecedor para cobrir todas as suas necessidades.

Esse tipo de definição simplifica a busca pelas parcerias certas em cada etapa da sua migração. Busque indicações, faça períodos de avaliação e procure suporte de consultoria. Acertar no fornecimento vai evitar dores de cabeça no futuro. 

3. Treine a sua equipe e prepare a empresa

A proposta da nuvem é trazer transformação digital à empresa, ou seja, uma mudança de paradigma na forma como ela opera e gerencia seus dados.

É por isso que nenhuma migração tem sucesso sem preparo. Primeiramente treine a sua equipe para lidar não só com as novas ferramentas como também com a elaboração de novos processos de rotina.

Depois, é hora de estender esse preparo para todos os usuários do sistema. É, inclusive, uma grande oportunidade de criar essa cultura de segurança de dados, otimização de trabalho e até inovação com todos os colaboradores.

4. Invista em soluções com portabilidade e compatibilidade

O bom do investimento em serviços é a simplicidade de pular de um para o outro quando oferecem ferramentas e condições melhores.

Mas, para isso, é preciso investir em sistemas e desenvolvimento focados em portabilidade e compatibilidade com diversos modelos no mercado — um exemplo é o uso de containers e virtualização.

Se outro fornecedor oferecer mais performance com um preço melhor, vai ser mais rápido conseguir aproveitar esses novos benefícios.

5. Utilize um software para gerenciamento na nuvem

Não tem muito como escapar, o melhor uso do cloud computing hoje passa pelo uso de mais de uma solução. Plataformas, software como serviço, bancos de dados, servidores virtualizados: o potencial máximo da tecnologia está nessa combinação de forças.

Por isso é tão importante contar com um serviço voltado exatamente para essa gestão — de recursos e contratos.

Além disso, muitas empresas buscam por redução de custos ao migrar para a nuvem, pagando apenas pelo uso. Mas, para isso, ter controle do que utiliza na nuvem é essencial! Um software de gerenciamento pode ajudar a ter controle dos gastos e manter o orçamento estipulado.

Que tal, então, conhecer uma dessas soluções? Clique agora neste link e descubra o PyraCloud, plataforma de gerenciamento e otimização da nuvem!

Afinal, se o gerenciamento de nuvem é uma chave para o sucesso das empresas do futuro, conseguir centralizar essa tarefa dentro da TI é o caminho mais rápido e seguro para esse objetivo.

Powered by Rock Convert
Equipe de Redação

Autor

Equipe de Redação

Deixa uma resposta