Gestão de licenças do Microsoft Office 365 em grupos

junho 10, 2017

Uma das limitações do Microsoft Office 365 sempre foi a falta de ferramentas para gerenciar a atribuição de licenças, com a Microsoft fornecendo os comandos do centro de administração do Office 365 ou PowerShell para gerenciar as licenças individualmente com base em usuário. Isso fez com que os administradores precisassem desenvolver complexos scripts PowerShell para tentar aplicar um nível de automação para a gestão de licenças no Office 365, ou dedicarem o seu tempo para estabelecer uma rota de gestão manual das licenças.

Além disso, sempre que a Microsoft adiciona uma nova funcionalidade no Office 365, os usuários finais licenciam automaticamente essa nova funcionalidade (dependendo de como você atribuiu as licenças para os usuários finais). Isso pode fazer com que você forneça uma funcionalidade que não deseja aos seus usuários finais, ou que é desnecessário para eles. Em geral, o gerenciamento de licenças no Office 365 deixa muito a desejar.

Gestão de licenças

Para atender as solicitações de um mecanismo de gestão de licenças mais robusto no Office 365, a Microsoft introduziu a gestão de licenças baseada em grupos no Azure AD (Active Directory) para visualização pública. Esta função permite definir os “modelos de licença”, que podem ser aplicados nos grupos de segurança do Azure AD. O Azure AD então automaticamente atribui e remove licenças conforme os usuários são adicionados e removidos do grupo.

Os modelos de licença permitem habilitar e desabilitar seletivamente os componentes do serviço dentro das licenças de produto do Office 365, permitindo um amplo pacote de serviços, como o Office 365 Enterprise E5, a ser implementado em uma implantação organizada. Por exemplo, é possível implementar inicialmente o Exchange Online, e então adicionar seletivamente os serviços adicionais após a conclusão da migração inicial para o Exchange Online.

Os grupos de segurança usados para os modelos de licença podem ser sincronizados no AD local ou criados diretamente no Azure AD. Além disso, se você tiver uma assinatura Premium P1 do Azure AD, será possível usar os grupos dinâmicos para automatizar ainda mais o fluxo de gestão de licenças.

Além disso, com a assinatura Premium P1 do Azure AD, é possível usar a funcionalidade de grupo de autoatendimento para fornecer aos seus usuários a capacidade de decidir se desejam exigir uma licença para um produto e uma solicitação de associação ao grupo relevante

Todos os serviços do Microsoft Online que possuem licenciamento de nível de usuário são suportados na gestão de licenças baseada em grupo.

Mais organização 

Atribuições de licença usando o gerenciamento de licenças baseadas em grupo serão empilhadas. Isso significa que é possível criar um modelo de licenças base para ser aplicado a um nível básico de funcionalidade para os seus usuários finais, e então criar modelos de licenças adicionais para atender a funcionalidade adicional sem ter que criar modelos de licenças individuais para cada combinação de licenças que desejar implantar.

Para a duração da visualização pública, você precisará de uma assinatura do Azure AD Basic ou superior. Caso ainda não tenha uma, é possível se inscrever em um teste do Enterprise Mobility + Security. Quando a gestão de licenças baseada em grupo for disponibilizada de forma geral, ela será incluída no Office 365 Enterprise E3 e produtos similares. Além disso, o recurso só está disponível no Portal do Azure.

Problemas e limitações conhecidos com a visualização do público

  • O licenciamento baseado em grupo não suporta “grupos aninhados” (grupos que contenham outros grupos). Se você aplicar uma licença a um grupo aninhado, somente os membros imediatos de usuários de primeiro nível do grupo terão as licenças aplicadas.
  • Uma ou mais das licenças não puderam ser modificadas porque foram herdadas de uma associação de grupo. Para exibir ou modificar licenças baseadas em grupo, visite o portal de administrador do Azure.
  • Portal de administração do Office 365 não oferece suporte para licenciamento baseado em grupo. Se o usuário herdar uma licença de um grupo, ela será exibida no portal de administração do Office como uma licença de usuário normal. Se você tentar modificá-la, (por exemplo, para desabilitar um serviço na licença), ou tentar removê-la, o portal retornará uma mensagem de erro. Licenças de grupo herdadas não podem ser modificadas diretamente em um usuário.
  • Se um usuário for removido de um grupo e perder a licença, os planos de serviço dessa licença (por exemplo, Exchange Online ou SharePoint Online) serão definidos para um estado de “suspensão”. Os planos de serviço não são definidos para um estado desabilitado final. Trata-se de uma precaução para evitar a remoção acidental de dados de usuário, caso um administrador cometa um erro na gestão de associação de grupo.
  • Se licenças forem atribuídas ou modificadas para um grupo extremamente grande (por exemplo, 100.000 usuários), isso poderá afetar o desempenho. Especificamente, o volume de alterações gerado pela automação do Azure AD pode influenciar negativamente o desempenho da sua sincronização de diretório entre o Azure AD e os sistemas locais. Isso pode causar atrasos na sincronização do diretório no seu ambiente.
  • A automação da gestão de licenças não reage automaticamente em todos os tipos de alterações no ambiente. Por exemplo, você pode ter algum problema nas licenças, fazendo com que alguns usuários se situem em um estado de erro. Para liberar a contagem de lugares disponíveis, você deve remover as licenças atribuídas diretamente de outros usuários. No entanto, o sistema não reage automaticamente a essas alterações e coloca os usuários nesse estado de erro.
  • Mesmo que uma gestão de licenças baseada em grupo esteja apenas na visualização pública, isso lhe dará uma boa ideia de como o serviço funcionará após ser liberado para disponibilidade geral, assim como a capacidade de testar a funcionalidade e planejar a implementação para uma transação suave do licenciamento baseado em grupo no seu ambiente. A SoftwareONE vem ajudando clientes de todo o mundo a transformarem e adotarem as inovações mais recentes disponíveis através das tecnologias de nuvem. Por que não entrar em contato conosco e ver como podemos ajudá-lo em sua jornada?
Equipe de Redação

Autor

Equipe de Redação

Deixa uma resposta