Quais os impactos e como adotar políticas de governança corporativa?

novembro 6, 2019

A governança corporativa é um conjunto de ações, costumes, processos, normas, entre outras diretrizes que é incorporado na cultura organizacional de uma companhia. Trata-se de algo muito importante para as empresas, também podendo gerar normas específicas para cada setor, como é o caso da governança de TI.

Ao adotar uma política de governança corporativa na empresa, os impactos positivos são evidentes. Porém, também é necessário seguir uma série de boas práticas para isso. Acompanhe, a seguir!

Os impactos da governança corporativa nas empresas

Uma governança corporativa fará com que as pessoas tenham diretrizes para desenvolver o seu trabalho, bem como valores que devem ser incorporados em suas atitudes.

Tudo isso impacta positivamente nas ações da companhia. Veja alguns dos principais impactos que tais diretrizes geram nas companhias:

  • valorização de ações e reputação do negócio;
  • delimitação das atividades da empresa;
  • definição de um conselho de administração ativo;
  • melhorias nas prestações de informações ao mercado;
  • mudanças positivas na cultura organizacional.

As melhores práticas para implementar a governança corporativa

Como você pôde perceber, uma governança corporativa bem estruturada gera diversos benefícios para as empresas. Para isso, porém, o projeto precisa ser muito bem implementado.

Para que você saiba como colocar tudo em prática, listamos três dicas que devem ser seguidas. Veja!

Tenha um gerenciamento de software ativo

Ter um software de gestão é essencial para as boas práticas de governança corporativa. Isso se justifica porque esse tipo de sistema permite uma visão holística de todas as áreas do negócio.

Com um gerenciamento de software ativo é possível verificar quais áreas da empresa demandam mais atenção, prever indicadores de falhas e tomar atitudes para que pequenos problemas não cresçam e causem impactos negativos para a companhia.

Forme um conselho consultivo

Ao implementar uma política de governança corporativa também é preciso que seja formado um conselho consultivo. Trata-se de uma comissão interna, geralmente formada por uma quantidade que varia de três a cinco pessoas.

Os membros do conselho consultivo devem ser de absoluta confiança do diretor da empresa e entender bem sobre o negócio que é executado. Essas pessoas necessitam se reunir duas ou mais vezes por ano para debater sobre as ocorrências do período decorrido e futuras ações que devem ser tomadas.

Estabeleça uma hierarquia clara

Também é imprescindível que a companhia tenha uma hierarquia clara, para que todos os colaboradores da equipe de trabalho saibam a quem respondem e a quem devem justificar as suas ações.

A definição dessa hierarquia deve ser elaborada pelo conselho consultivo e estruturada em forma de fluxograma. O material deve estar disponível para a consulta de todos, para o caso de ser necessário esclarecer dúvidas, como para quem reportar determinada situação.

Agora você já sabe quais são os impactos e como adotar as políticas de governança corporativa. Agora, coloque tudo o que aprendeu em prática e tenha resultados positivos na sua empresa!

Investir em segurança da informação é muito importante para isso. Saiba mais em nosso artigo que explica o que SAM tem a ver com cybersegurança.

Powered by Rock Convert
Equipe de Redação

Autor

Equipe de Redação

Deixa uma resposta