Conheça as 5 áreas de foco de uma boa governança de TI

março 28, 2019

Fundamentalmente, a governança de TI está preocupada com duas coisas: a entrega de TI de valor para o negócio e a mitigação de riscos de TI. A primeira é impulsionada pelo alinhamento estratégico da TI ao negócio, já a segunda é motivada pela incorporação de responsabilidade na empresa.

Ambas precisam ser medidas adequadamente. Isso leva às 5 áreas principais de foco para a governança de TI, todas orientadas pelo valor das partes interessadas. Neste artigo, vamos falar um pouco sobre cada uma delas.

1. Alinhamento estratégico

Para ser eficaz em permitir e apoiar a execução das operações para alcançar objetivos, a estratégia de negócios deve impulsionar a estratégia de TI. Sendo assim, a estratégia de negócios e de TI estão intrinsecamente ligadas. A eficiência, eficácia e crescimento da organização dependem do alinhamento adequado das duas.

Alguns dos métodos mais eficazes para alcançar esse alinhamento são a implementação adequada de uma metodologia de arquitetura corporativa e gerenciamento de portfólio.

2. Entrega de valor

Uma estrutura de governança de TI articula os direitos de decisão com relação aos investimentos em TI, para garantir que eles entreguem o máximo valor comercial a um nível aceitável de risco.

Para fazer isso, você deve ser capaz de medir o valor do negócio e também gerenciar e comunicar entrega de valor. A entrega de valor de TI faz parte da governança de TI — ela responde às seguintes perguntas: “estamos fazendo as coisas certas?” e “estamos recebendo os benefícios?”.

Com base no COBIT, o IT Governance Institute publicou a Val IT como uma estrutura para a governança de investimentos em TI. As organizações que lutam para executar estratégias de TI que fornecem valor de negócios e comunicar esse valor às partes interessadas devem avaliar a Val IT como uma ferramenta para melhorar a entrega de valor.

3. Gestão de riscos

Num mundo digital cada vez mais interconectado, a identificação, avaliação, mitigação, comunicação e o monitoramento de riscos de negócios relacionados à TI são parte integrante das atividades de governança das empresas.

Embora as atividades e os recursos para a gestão de risco de TI mudem com base no tamanho e maturidade da organização na qual eles operam, é importante que seja realizado o desenvolvimento de um quadro de risco que pode demonstrar boa governança aos acionistas e clientes, de uma maneira repetível e eficaz.

Alguns componentes importantes desse foco incluem o planejamento de continuidade de negócios, alinhamento aos requisitos legais e regulamentares relevantes, e o desenvolvimento de uma metodologia de demanda de riscos e tolerância usada para auxiliar nas decisões.

4. Gerenciamento de recursos

Para ser eficaz, a TI precisa de recursos suficientes, competentes e capazes (pessoas, informações, infraestrutura e aplicativos) para atender às demandas dos negócios e executar as atividades necessárias para atender aos objetivos estratégicos.

Isso requer foco na identificação dos métodos mais apropriados para a aquisição e gestão de recursos, monitoramento de fornecedores externos, gerenciamento de nível de serviço, gerenciamento de conhecimento, e programas de treinamento e desenvolvimento de pessoal. Uma boa sugestão é o PyraCloud da SoftwareOne.

5. Mensuração de desempenho

Nesta área de foco, é avaliada a implementação da estratégia, a realização dos projetos, e a aplicação dos recursos. Em resumo, o desempenho e os resultados de todas as outras áreas, não se restringindo aos critérios financeiros. Aqui são aplicadas metodologias como os balanced scorecards, que convertem as estratégias em ações visando objetivos.

A governança de TI busca direcionar as ações de TI na organização de forma controlada. Tal controle é obtido através de indicadores de desempenho. Medições realizadas em todos os níveis são relevantes enquanto tiverem valor para o direcionamento estratégico.

Gostou do nosso artigo? Deixe um comentário e compartilhe a sua opinião conosco!

Equipe de Redação

Autor

Equipe de Redação

Deixa uma resposta