Hiperconectividade: qual é o impacto e como se preparar?

junho 5, 2019

A hiperconectividade é uma característica facilmente identificável no nosso dia a dia. Basta tirarmos o celular do bolso e já temos acesso a redes sociais, aplicativos de mensagens, e-mail e tudo mais que a internet pode proporcionar. Além disso, outros equipamentos já estão se conectando à grande rede e entre si, compondo a chamada Internet das Coisas (IoT).

Diante dessas transformações, o comportamento do consumidor mudou — e continua mudando. Veja neste post os impactos da hiperconectividade para os negócios, os principais desafios pelos quais as organizações estão passando e como se preparar para enfrentá-los.

Qual é o impacto da hiperconectividade nas empresas?

A quantidade massiva de dados que produzimos com a combinação de aparelhos pessoais, dispositivos inteligentes, serviços na web e tantas outras tecnologias vem criando um fluxo de informações inimaginável há algumas décadas. Nesse contexto, só atingem outro nível as empresas que encontram soluções para processar o que realmente importa e que extraiam conhecimento disso para otimizar o negócio.

É aqui que entra a importância do Big Data, do Business Intelligence e de uma série de outros avanços relacionados a software de análise de dados. Aliado a isso, devemos destacar a importância de as empresas conseguirem se reinventar e prestar atenção às mudanças de hábito do consumidor.

Que desafios podemos observar nesse novo contexto?

Além dos impactos que acabamos de conhecer, as empresas precisam lidar com grandes desafios que vêm com a hiperconectividade. Confira três deles a seguir.

Encurtamento do ciclo de vida dos produtos

O desejo dos consumidores por novidades é comparável à velocidade com que a tecnologia evolui. E é claro que as organizações empenhadas em superar a concorrência se esforçam para seguir essa tendência.

Por isso, vemos produtos novos tornando-se obsoletos tão rapidamente. Em questão de meses — ou até em menos tempo —, é normal que já seja lançado algo novo para substitui-lo. Vemos isso acontecendo principalmente quando falamos de softwares e por isso é de extrema importância que as equipes de TI estejam conscientes de seu ciclo de vida.

Mudanças de hábito do consumidor

O consumidor que convive com a hiperconectividade está cada vez mais informado e exigente. Antes de tomar sua decisão de compra, pesquisa sobre a reputação da empresa, procura avaliações dos produtos e serviços e faz comparações entre os concorrentes.

Segurança da informação

Com o volume e fluxo intenso de dados, também fica difícil controlar o tipo de informação que sai da empresa. Cuidar da segurança sob esse aspecto passa a ser essencial para evitar o vazamento de dados confidenciais e estratégicos para o negócio.

Como preparar a sua organização para o mundo hiperconectado?

Acompanhe agora algumas recomendações de como preparar a sua companhia para enfrentar esses desafios.

Adote uma estratégia de comunicação unificada

A empresa deve disponibilizar diversos canais de comunicação e garantir que o cliente terá uma boa experiência em todos eles. O ideal é que estejam interconectados e ofereçam o que o consumidor procura com agilidade (atendimento, relacionamento, contratação, compra etc.).

Invista na computação em nuvem

cloud computing oferece soluções interessantes para melhorar sua infraestrutura de tecnologia, intensificar a proteção da informação e facilitar a implantação de determinados produtos de software na organização. Implementar medidas como essa trazem benefícios que vão desde o aumento da produtividade até a redução de custos e o reforço na segurança digital.

Foque na otimização de processos

Conforme já vimos, os impactos e desafios do cenário de conectividade extrema demandam maior agilidade, o que certamente vai exigir alterações no dia a dia do negócio. Como não poderia deixar de ser, as melhores soluções para esse objetivo estão nas tecnologias, em especial naquelas voltadas para a automação e a otimização de processos.

Portanto, se você quer que o seu negócio tenha sucesso frente a realidade da hiperconectividade, é preciso entender o fenômeno e usar os recursos que a tecnologia proporciona para participar dessa transformação. E então, sua empresa já está preparada?

Agora que você já se informou sobre o assunto, não deixe de dividir esse conhecimento com outras pessoas. Compartilhe o post nas suas redes sociais!

Powered by Rock Convert
Equipe de Redação

Autor

Equipe de Redação

Deixa uma resposta