Indisponibilidade de sistemas: 6 causas mais comuns

December 22, 2017

Se um dos seus objetivos como gerente de TI é reduzir os gastos da empresa, saiba que a indisponibilidade de sistemas é um fator que afeta os lucros da organização, mas que pode ser facilmente evitado. Por isso, as causas da indisponibilidade devem ser uma preocupação constante do setor de TI e, além disso, precisam ser combatidas com força total.

Neste post, falamos das 6 causas mais comuns de indisponibilidade de sistemas e como combatê-las de uma vez por todas!

1. Falhas de armazenamento

As falhas de armazenamento são consideradas a razão número um para indisponibilidade de sistemas, principalmente nos serviços que funcionam em nuvem. É importante lembrar que um serviço em nuvem, ainda assim, funciona em algum lugar físico e, que se acontecer de falhar, haverá uma redução de desempenho dos sistemas.

Para evitar esse tipo de problema, é importante considerar essas falhas operacionais ainda durante o desenvolvimento da aplicação, utilizando técnicas de redundância de dados para garantir a disponibilidade do sistema.

2. Perda de banco de dados

Outro problema muito comum que causa a indisponibilidade de dados são as perdas de banco de dados, podendo indicar problemas com o SQL ou mesmo algum tipo de corrupção de dados. Normalmente, a razão disso são usuários ou programas mal-intencionados que apagam ou corrompem as informações, causando, consequentemente, a indisponibilidade de sistemas.

Quando isso acontece, o banco de dados precisa ser resgatado e recriado a partir do backup, por isso é necessário que esteja sempre atualizado.

É importante também desenvolver ferramentas que rastreiem as ações de alterações para descobrir o que pode ter acontecido e o responsável pelo problema.

3. Violações de segurança

Os ataques cibernéticos são problemas muito comuns e as ações para evitá-los devem estar entre as primeiras preocupações durante o desenvolvimento de um sistema.

Independentemente de o sistema funcionar em nuvem ou em local, é possível acontecer violações de segurança. Contudo, os provedores de cloud têm uma preocupação muito grande com a segurança da informação. Portanto, é necessário o desenvolvimento de uma ferramenta que teste o sistema e possa identificar as brechas de segurança.

4. Falha humana

Normalmente, é algum erro simples que passou despercebido durante o desenvolvimento, como erros de digitação de scripts, mas que pode ocasionar a indisponibilidade de sistemas. Os códigos errados podem fazer surgirem conflitos entre as funcionalidades e abrir portas para invasores. Até que o erro seja identificado, perdem-se muitas horas de trabalho dos profissionais de desenvolvimento.

Para evitar esse tipo de problema, é muito importante investir em uma equipe de testes de qualidade que possa identificar esses erros antes mesmo de enviar um sistema para produção.

5. Desastres naturais

Muitos sistemas são instalados nas dependências físicas da própria organização, porém, caso ocorra um desastre, como incêndio, os dados da aplicação serão perdidos. Como não é possível prever esse tipo de situação, é importante que a empresa adote uma infraestrutura de cloud e um plano de contingência de TI.

6. Falta de atualização

A falta de atualização, tanto dos computadores de usuários quanto da aplicação, em si, é outro fator que contribui para a indisponibilidade de sistemas. Um computador não atualizado pode ficar vulnerável a ataques, e os sistemas que não fornecem atualização não conseguem resolver os problemas que passaram despercebidos durante o desenvolvimento. É importante manter algum plano de atualização automática periódica.

Deu para notar que existem diversas causas para a indisponibilidade de sistemas, mas que muitas delas, apesar de serem um desafio, podem ser evitadas antes mesmo de ocorrerem, certo? É importante se preocupar com esses problemas, pois eles podem causar prejuízos financeiros para a empresa, além de afetar o desempenho dos usuários.

Gostou do post? Ele foi útil para você? Então compartilhe-o nas redes sociais para deixar todos os seus amigos por dentro das causas mais comuns da indisponibilidade de sistemas!

Equipe de Redação

Author

Equipe de Redação

Leave a Reply