Managed Infra: entenda como ter sua infraestrutura gerenciada pode ajudar a empresa

abril 15, 2019

Com a transformação digital e tecnologias cada vez mais inovadoras, o uso estratégico dos recursos de TI é capaz de criar diferenciais competitivos para qualquer empresa. Nesse sentido, alinhar os objetivos do departamento às metas do negócio passa diretamente por decisões gerenciais inteligentes. Diante desse cenário, o conceito de infraestrutura gerenciada (em inglês Managed Infrastructure) vem ganhando cada vez mais espaço.

Mas, afinal, como funciona a ter uma infraestrutura gerenciada por outra empresa? Quais benefícios que isso pode proporcionar? Já parou para pensar nos impactos causados para o desempenho da empresa? E o que esperar de um fornecedor de qualidade para gerenciar o serviço? Neste post, vamos esclarecer essas e outras questões, ajudando-o a mapear os objetivos frente a essa nova maneira de lidar com a TI. Confira!

O que é infraestrutura gerenciada?

Managed Infrastructure é um serviço que tem como objetivo remover a complexidade dos processos de gestão da infraestrutura de nuvem. Trata-se de uma solução que conta com pessoas, processos e uma série de funcionalidades para equipes de Arquitetura de nuvem, Engenharia e DevOps. Assim, esses profissionais podem projetar, codificar, implantar e gerenciar os requisitos da sua infraestrutura.

Para tanto, o recurso oferece um conjunto de ferramentas para gestão de serviço e operacional, além de suporte proativo 24 horas por dia, 7 dias por semana. Sua empresa passa a contar com profissionais especializados para resolver problemas e manter a disponibilidade de seus workloads na nuvem.

No caso da SoftwareONE, a oferta tem alguns pontos a serem destacados são:

  • revisão mensal do serviço com o gestor de sucesso do cliente para analisar e ajustar o desempenho e as recomendações de Service Level Agreement (SLA), segurança, otimização e planejamento de mudanças;
  • faturamento mensal baseado no consumo, evitando gastos maiores que o necessário;
  • gestão de mudança integrada para promover o controle e a consistência das assinaturas, prevenindo uma expansão descontrolada e melhorando a estabilidade;
  • disponibilidade do PyraCloud (plataforma de gestão na nuvem) para fornecer previsibilidade, além de controle e alinhamento de custos.

Se quer ter uma ideia de como o serviço se adapta às demandas de cada empresa, basta olhar mais de perto para nosso trabalho. Na SoftwareONE, uma das iniciativas é desenhar arquiteturas de sistemas para o cliente que quer mudar para a nuvem, mas ainda não tem o conhecimento necessário para estabelecer esse projeto.

Além de apoiá-los nesse processo, fornecemos uma estimativa de preço e de saving. Em outras palavras: nosso papel é demonstrar de que forma a migração pode ser feita com sucesso, economizando recursos financeiros e tecnológicos. Nesse sentido, é interessante conhecer os benefícios que essa mudança traz.

Quais são as vantagens para as empresas?

A transformação digital vem mostrando para as organizações que novos modelos de negócio devem ser adotados para transformar a TI em um centro de geração de valor. Isso significa tirar máximo desempenho dos recursos tecnológicos — o que, hoje, está diretamente ligado à adoção da nuvem.

Uma infraestrutura gerenciada é a melhor forma de eliminar custos com servidores internos, transformando esse investimento em previsibilidade de lucro. Em vez de gastar com hardware, gestão e manutenção interna, a empresa transfere ferramentas e plataformas para a nuvem, otimizando o uso desses recursos com menor custo.

Na prática, algumas mudanças operacionais poderão ser notadas. Em vez de contratar equipes focadas na gestão da infraestrutura, por exemplo, você conta com o suporte de times experientes e capacitados para isso. Se ainda não utiliza a nuvem, essa transição pode ser um desafio grande demais para assumir sozinho. Entra aí a Managed Infrastructure como solução para esse problema.

Além de dar suporte por meio de ferramentas especializadas, é aplicada uma governança de TI. Isso significa estabelecer processos de incidentes e de mudança. Se algo de errado ocorre, por exemplo, sua empresa conta com um suporte que vai da detecção do problema até a resolução. Se um disco novo precisa ser inserido, uma requisição (emergencial ou não) também coloca uma equipe a seu lado.

Estamos falando de mitigar os erros e atuar de forma estratégica para alinhar o uso da nuvem às estratégias do seu negócio. Para isso, é fundamental contar com um fornecedor capacitado, que tenha know-how no assunto.

Como contratar um fornecedor para gerenciar a nuvem?

Boa reputação no mercado, soluções de qualidade e equipes experientes são fatores essenciais para o sucesso dessa parceria. O detalhe é que é preciso transformar esses fatores mais abstratos em critérios objetivos, certo? Mas como?

Em um contrato desse tipo, os SLAs falam muito sobre a eficiência do fornecedor. A SoftwareONE, por exemplo, trabalha com SLAs agressivos — em requisições emergenciais, por exemplo, o cliente é atendido em até meia hora!

No caso de uma mudança, é aberta uma discussão para levantar os riscos relacionados. Definido o melhor caminho, elabora-se um novo desenho para a arquitetura e o processo segue em frente. Temos assim a documentação real do ambiente da sua empresa, mantendo um controle de alto nível sobre a infraestrutura.

Outro requisito importante é verificar se o fornecedor pode auxiliá-lo em eventuais migrações. Se você trabalha com um fornecedor de serviços de nuvem e quer migrar para outro, por exemplo, a SoftwareONE pode viabilizar essa transição tranquilamente.

O ponto crucial é encontrar uma parceira estratégica que saiba alinhar pessoas, processos e ferramentas. Do contrário, os riscos serão maiores, uma vez que esses 3 fatores são fundamentais para o sucesso do gerenciamento.

Nesse sentido, a eficiência da SoftwareONE é notável. São cerca de 300 especialistas em nuvem ao redor do mundo. As ferramentas e os processos são alinhados para que os serviços sejam oferecidos com sinergia entre os pilares citados. Para você ter uma ideia, consideramos até mesmo o tempo de adaptação dos clientes, já que a ferramenta precisa ter aderência aos processos de rotina.

Basicamente, o grande diferencial da SoftwareONE está na automação do gerenciamento proposto. Conseguimos fazer a implementação do serviço com muita agilidade, com tudo integrado. Isso é possível porque temos amplo domínio sobre o funcionamento individual e combinado das ferramentas.

Por fim, vale destacar que nosso Customer Success Manager (CSM) faz visitas mensais a fim de apresentar detalhes de incidentes e requisições ocorridos no ambiente em nuvem com o objetivo de fomentar um processo de melhoria continua a cada reunião mensal, além de otimizar os recursos e custos de cada cliente, fomentando um processo de melhoria contínua. Hoje, justificar equipes de DevOps e Arquitetos em tempo integral é difícil, tornando essa parceria muito mais interessante, financeiramente falando.

Da mesma forma, é complexo escolher e implementar ferramentas alinhadas a seus requisitos, consumindo bastante tempo e dinheiro — principalmente se o objetivo é fazer isso de forma automatizada. O destaque dos nossos serviços é, em parte, resultado de um trabalho extremamente competente no alinhamento dessas questões.

Como você pôde ver, a infraestrutura gerenciada é uma forma de otimizar o uso dos seus recursos e conseguir resultados melhores para o negócio. Faça uma análise da sua gestão de TI e veja como a nuvem pode levar sua empresa para outro patamar operacional. Pode acreditar: os resultados são extremamente positivos!

Por fim, se ficou com alguma dúvida, entre em contato conosco! Nossas equipes de especialistas estão prontas para ajudá-lo a encontrar o modelo de TI ideal para sua empresa!

Powered by Rock Convert
Equipe de Redação

Autor

Equipe de Redação

Deixa uma resposta