Tecnologia aliada à saúde: a Inteligência Artificial em assistência médica

março 17, 2020

Já parou para pensar na importância que a tecnologia tem para nossas vidas muito além de lazer, trabalho e praticidades no dia a dia? Nas últimas décadas, vimos avanços no setor de saúde que são exponencialmente maiores do que a humanidade conseguiu evoluir em séculos antes disso.

O próximo grande passo que pode transformar ainda mais a área é a utilização de Inteligência Artificial em assistência médica. Veja como ela já influencia a rotina de negócios no setor e um exemplo de gigante que aposta nesse futuro. Confira!

O panorama da tecnologia na saúde

Tecnologia e saúde sempre caminharam em paralelo na história da humanidade. Novas técnicas, novas ferramentas e novos sistemas são desenvolvidos e aprimorados para utilizar essas descobertas como fonte de saneamento, diagnóstico e tratamento em uma população cada vez mais saudável.

Mas esse caminho se transformou nas últimas décadas. A participação da TI em empresas de saúde é uma das chaves para essa mudança.

A evolução linear se tornou exponencial, principalmente com a inclusão de Inteligência Artificial no setor. A própria sofisticação de software e sistemas impulsiona novas descobertas e conquistas.

O profissional de tecnologia se torna o centro de estratégias em conjunto para aprimorar o atendimento e também dar mais bem-estar a seus clientes.

Os investimentos Microsoft para sistemas de saúde

Talvez grande exemplo da importância de investir em Inteligência Artificial para a saúde venha de uma das maiores empresas de tecnologia do mundo. Desde 2017 a Microsoft realiza pesquisas nesse sentido. Todo esse esforço está alocado em sua poderosa infraestrutura de cloud e Big Data, o Azure Healthcare.

O que a princípio era um ambiente para estudo e testes hoje é uma plataforma sólida para implementar e automatizar o uso de Inteligência Artificial em diversos aspectos da área de saúde.

A ideia não é apenas entregar ferramentas de gestão, mas criar um ambiente virtual único em que todas as necessidades de uma organização como essa estejam centralizadas — desde pesquisa científica até o controle de acesso em salas e corredores.

Com essa iniciativa, a Microsoft assume que a saúde depende de organização, controle e segurança para avançar ainda mais rápido. Ganham as empresas e ganham os pacientes.

Os avanços da Inteligência Artificial em assistência médica

Falamos em uma integração completa de aspectos tecnológicos partindo da Inteligência Artificial, mas como isso se dá? Para chegar a essa resposta, podemos apontar onde e como a IA atua para levar instituições médicas a essa nova era da informação.

Gestão

O avanço da saúde passa sim pelo aprimoramento de processos e sistemas dentro de clínicas, consultórios e hospitais.

A Inteligência Artificial é antes de tudo uma ferramenta de otimização, capaz de simplificar e agilizar o atendimento para pacientes — o que também significa mais orçamento para expandir o negócio sem criar gargalos.

Diagnóstico

Uma das grandes apostas do uso da IA no futuro é na melhora de diagnósticos. Com o suporte de uma nuvem como a Azure, essas inteligências poderão analisar incontáveis variáveis, parâmetros e históricos para diagnosticar com mais velocidade e eficiência.

Cirurgias

O mesmo pode ser dito para procedimentos cirúrgicos: com uso de volumes imensuráveis de dados, uma IA é capaz de encontrar novas formas e procedimentos que eliminem riscos e diminuam o tempo de recuperação — um tipo de análise que talvez seja impossível para a capacidade humana.

Monitoramento de pacientes

Um exemplo do próprio Azure Healthcare demonstra como a IA pode se tornar um grande auxílio para cuidar de pacientes em recuperação.

Em um dos projetos utilizando a tecnologia, câmeras analisam padrões de movimento e comportamento no paciente no leito e avisam imediatamente ao staff do hospital se ele tenta se levantar inadvertidamente.

Esse é um problema constante em instituições, que pode levar a mais tempo ocupando um leito ou até a cirurgias adicionais. A Inteligência Artificial nesse caso atua em benefício de todas as partes.

Os benefícios do Azure para o healthcare

Já apontamos o que a IA pode trazer para um negócio no futuro do setor. Mas por que especificamente contar com o Azure?

Veja vantagens da cloud computing da Microsoft que vão potencializar ainda mais o seu investimento em tecnologia para a saúde!

Ganho de recursos de ponta com investimento baixo

O modelo de nuvem como serviço do Azure permite que qualquer empresa implemente em sua gestão técnicas, ferramentas e recursos de ponta sem investimentos pesados.

A infraestrutura da Microsoft é contratada no modelo de assinatura flexível, na qual o negócio recebe exatamente o que precisa ou que está dentro de suas condições financeiras.

Implementação simples e completa

Como toda entrega do Azure é remota, é muito fácil implantar Inteligência Artificial e outras tecnologias na rotina do negócio.

Assim que os recursos são contratados e configurados, já estão funcionando em toda sua capacidade. O sucesso da estratégia, portanto, depende apenas de um bom planejamento e alinhamento entre objetivos da diretoria e agilidade em TI.

Escalabilidade

Um sistema bem-estruturado dentro do Azure pode tirar proveito de sua natureza escalável para acompanhar o crescimento de um negócio no setor médico.

É possível, por exemplo, aplicar um sistema desenhado para um consultório dentro de uma clínica inteira. O que muda são os recursos necessários e o controle de acesso. A solução em si adapta-se à nova demanda quase sem esforço.

Marketplace com soluções variadas

Dentro do Azure Healthcare, o departamento de TI de uma empresa pode criar sua própria solução ou buscar no Marketplace sistemas, software e ferramentas que atendam às suas necessidades.

Essa é uma grande vantagem de contar com uma empresa de ponta na tecnologia e tão popular dentro do setor: a própria comunidade desenvolve e troca soluções e ideias inovadoras para aprimorar a gestão e otimizar operações.

O resultado da praticidade do Azure é um ambiente rico, flexível e poderoso para hospedar Inteligência Artificial em assistência médica. Contando com essa tecnologia e parcerias que ajudem a dimensioná-la e implementá-la, você pode ser agente de transformação para o futuro.

Quer descobrir o que mais o Microsoft Azure pode trazer para sua empresa e sua carreira? Veja neste artigo 7 benefícios para sua experiência em TI!

Microsoft TeamsPowered by Rock Convert
Bruno Borghi

Autor

Bruno Borghi

Bruno Borghi, Head de Parceiros e ISVs. Tem experiência adquirida como Gerente Executivo de Relacionamento na área de saúde, focado na prospecção de novos negócios, captação e fidelização de clientes, atendimento personalizado conforme demanda, levando transformação digital com o propósito de incentivar e impulsionar a utilização da tecnologia, trazendo diversos benefícios. Profissional com Know-how também em Direito Empresarial e Direito Público, com ênfase em Direito Eleitoral e Licitações.

Deixa uma resposta