KPI digital: como medir os impactos da transformação digital?

julho 17, 2019

A transformação digital já é uma realidade bastante difundida no meio empresarial, e provavelmente você já ouviu falar dela por meio de conceitos como a Indústria 4.0, Machine Learning, Big Data ou Internet das Coisas.

Entretanto, ao implementar esses recursos na rotina de uma organização, é necessário acompanhar suas métricas a fim de buscar pontos de melhoria. É aí que entra o uso do KPI digital.

Efeitos da transformação digital

No mundo corporativo, gerar valor para os clientes é um fator básico. Assim, uma mudança no que essas pessoas esperam de uma empresa implica, diretamente, na estratégia, na gestão e nos processos.

Com a transformação digital, alguns aspectos se tornaram mais relevantes para as empresas que querem estar à frente do mercado.

Instantaneidade

O mundo hoje é digital e instantâneo. Isso mudou as exigências do público, que quer serviços rápidos e mais eficientes.

Entretanto, ainda é comum encontrar empresas que perdem mercado por trabalharem com processos antigos e lentos, que poderiam facilmente ser otimizados por meio da tecnologia. Assim, esse é um ponto de grande importância para os negócios do futuro.

Colaboração

As plataformas online trouxeram uma nova dinâmica ao mercado. Um exemplo é a popularização de serviços de transporte como a Uber, em que bens de consumo passam a fazer parte da entrega de valor para os clientes. Isso mostra a existência de uma dinâmica de colaboração, uso de tecnologia e eliminação de intermediários que reduzem a praticidade dos processos.

Um outro exemplo pode ser observado no uso de servidores nas empresas. Em vez de investir em uma infraestrutura própria, tem se tornado uma tendência buscar parcerias com provedores de nuvem.

Engajamento com o público

A transformação digital deixou de ser um diferencial para os processos internos e passou a ser uma necessidade para o atendimento ao cliente.

Assim, uma mudança na estratégia de gestão e cultura se tornou um ponto de grande importância para se destacar e atender às demandas da nova era.

Pilares de mensuração dos impactos

As metas dos executivos que investem em transformação digital ao redor do mundo podem ser resumidas em quatro principais pilares, segundo pesquisa realizada pela 451 Research.

Agilidade

Aumentar o nível de agilidade nos negócios foi uma meta apontada por 53% dos entrevistados. Os executivos querem modernizar a infraestrutura para fornecer mais disponibilidade e velocidade.

Gestão de riscos

A melhoria da gestão de riscos foi mencionada por quase metade dos executivos — cerca de 49%. Aqui, o principal ponto de atenção é a segurança de dados de clientes.

Eficiência

A eficiência processual também foi citada: 41% dos executivos querem aproveitar melhor as informações disponíveis para otimizar a tomada de decisão do negócio.

Experiência de usuário

A melhoria da experiência do cliente também recebeu 41% de atenção na pesquisa. A ideia aqui é melhorar o contato com o cliente em todos os meios de comunicação disponíveis.

Utilização do KPI digital

A utilização dos KPIs é fundamental para medir o impacto da transformação digital. Confira a seguir alguns aspectos a serem considerados.

Produtividade

Ela pode ser calculada por meio da relação entre os resultados obtidos com uma tarefa em um tempo específico e a quantidade de recursos necessários para executá-la. Já a produtividade de uma equipe, por exemplo, pode ser medida por uma divisão entre o faturamento e a quantidade de profissionais envolvidos.

Qualidade

Além de cumprir prazos, é preciso manter a qualidade na entrega de produtos e serviços. Assim, medir o número de problemas em cada atividade pode ser uma maneira útil de ajudar a encontrar e eliminar erros.

Experiência do cliente

Empresas de olho no futuro dão uma atenção especial à experiência do cliente, visto que são as expectativas do público que norteiam modelos de negócio. Portanto, é preciso definir métricas que indiquem a satisfação do cliente e a qualidade do atendimento.

Desse modo, medir o impacto da transformação digital nos negócios se torna uma tarefa mais simples e os resultados poderão ser otimizados da melhor forma possível.

Entendeu como um KPI digital ajuda na obtenção dessas métricas? Quer entender um pouco mais sobre o tema? Então, confira agora mesmo como alcançar a transformação digital!

Powered by Rock Convert
Equipe de Redação

Autor

Equipe de Redação

Deixa uma resposta