Dúvidas sobre as novas diretrizes do JAVA? A SoftwareONE ajuda você com a atualização

agosto 21, 2019

Recentemente, as novas regras do Java se tornaram um dos tópicos mais discutidos entre os profissionais da área de TI. Neste post, discuti um pouco sobre as mudanças e a importância da contratação do licenciamento Oracle.

O Java é uma plataforma reconhecida por qualquer usuário de computadores, já que aplicações relacionadas estão instaladas em suas máquinas. Só por isso já é possível sentir o impacto dessa ferramenta na tecnologia como um todo. Sem mais demora, vamos entender como você pode estar à frente das novas diretrizes da Oracle. Boa leitura!

As mudanças do Java anunciadas pela Oracle

Em 2018, a Oracle anunciou mudanças efetivas em um dos seus principais produtos, a plataforma Java, após realizar um informe oficial no ano anterior. As novidades consistem no seguinte: as atualizações públicas para o Java SE 8, lançadas após o mês de janeiro de 2019, não estarão mais disponíveis para utilização comercial sem uma licença específica.

A Oracle recomenda para as empresas que utilizam as suas aplicações a consulta ao Roteiro de Suporte do Oracle Java SE, até para avaliar os requisitos próprios de suporte. Desse modo, elas podem migrar para uma versão mais atualizada ou obter uma licença comercial.

A companhia aconselhe os desenvolvedores a revisarem os projetos para o Java SE 8 e versões posteriores para tomarem as medidas adequadas com base nos aplicativos utilizados e no modelo de distribuição. É importante notar que a Oracle decidiu aplicar essas novas regras também no JK 8, o kit de desenvolvimento para a Standard Edition.

O licenciamento Oracle e os seus impactos nos negócios

A Oracle estima que mais de 3 bilhões de dispositivos no mundo todo utilizam algum produto Java. Desse modo, é possível calcular a influência global da companhia, que não se restringe unicamente aos negócios de tecnologia. Além disso, recursos da plataforma se encontram em outras aplicações, o que faz do licenciamento uma tarefa imprescindível para a boa condução dos negócios.

A assinatura do JAVA permite fazer uso da versão LTS, com suporte, correção de bugs, e atualizações de segurança garantidos durante o período da assinatura.

O suporte é realizado através do OTN, onde serão abertos os chamados e realizados os downloads dos updates. É importante notar que o Java ainda vai oferecer uma versão gratuita, conhecida como Open JDK. O problema é que essa versão exige atualização constante, já que esse produto não vai contar com a otimização do serviço de correção de bugs e novas funcionalidades.

As soluções da SoftwareONE para atualização do licenciamento Oracle

O serviço de de Java Advisory da SoftwareONE é especialmente interessante para as empresas que ainda têm dúvidas sobre essas novas diretrizes. Com o roadmap oferecido por profissionais especializados no ramo, fica fácil decidir sobre a utilização de uma ferramenta como o Java LTS (Long Term Support), por exemplo, que oferece uma suíte de aplicativos mais completa.

Decisões desse tipo são importantes para definir toda a estratégia tecnológica do negócio, então é preciso entrar em contato com profissionais que realmente estudam o assunto para não tomar decisões equivocadas.

O serviço de Advisory é dividido em duas etapas: a primeira é a criação de um relatório de conformidade e de valorização do risco em relação a versão instalada no ambiente; a segunda etapa é um Add-On, onde é feita a otimização das instalações do ambiente procurando reduzir a necessidade de compra baseado nas informações de aplicações outros fabricantes que tem a sua própria distribuição do Java.

A SoftwareONE disponibiliza especialistas nas áreas de licenciamento e tecnologia para analisar as operações e o ambiente da empresa solicitante. O cliente poderá unir os seus conhecimentos técnicos em tecnologia a um serviço completo de assessoria em questão de licenças. Tudo isso disponibilizado por uma companhia com colaboradores globais, posicionados em diversos lugares do mundo.

Isso porque a SoftwareONE conta com seis especialistas globais Oracle. Todos eles trabalharão em cima dos relatórios dos clientes, independentemente do porte da empresa, garantindo que não existam déficits na entrega final.

Entendeu como o licenciamento Oracle pode se tornar uma questão simples se você contar com os parceiros certos para ajudá-lo? A SoftwareONE é uma companhia presente em diversos países, sempre honrando a sua tradição de ser referência em consultoria e expertise tecnológicas.

Gostou do conteúdo e quer saber mais sobre o que podemos fazer por você? Então, entre em contato conosco para conhecer melhor o nosso trabalho!

Powered by Rock Convert
Equipe de Redação

Autor

Equipe de Redação

Deixa uma resposta