Mindset digital: muito mais do que a tecnologia por si só

novembro 9, 2017

A mudança pode ser algo aceito com muita dificuldade pela maioria das pessoas e, por isso, a transformação digital pela qual grande parte das empresas necessita passar pode ser comprometida. O mindset digital pode ser a saída para esse problema.

Estamos vivendo em uma época marcada por alterações na maneira como se pensa e como se realizam os negócios, tão marcante quanto a Revolução Industrial foi no século XIX. Assim, não basta apenas adotar novas tecnologias e fazer alterações nos processos e modelos de negócios — é necessário adotar uma cultura digital e remodelar a mente dos colaboradores e a sua!

Mindset digital

Podemos conceituar esse termo como a mentalidade que cada um de nós tem em relação ao que nos cerca. Ao acrescentar a palavra “digital” temos uma expressão que pode ser descrita como a nossa mentalidade em convergência com a tecnologia.

Um mindset digital voltado para o novo é de grande importância em um mundo competitivo, onde surgem tecnologias a todo momento, ao mesmo tempo que várias outras se tornam obsoletas. Não há lugar para hesitação ou dificuldades de adaptação.

O mindset digital permite uma evolução contínua, em que tanto o colaborador quanto a empresa se adaptem às novas tecnologias e mudanças que podem ocorrer em relação aos modelos de negócio.

Segundo um estudo denominado “Global human capital trends“, realizado pela Delloite, empresa inglesa de consultoria, cerca de 88% das empresas assumem preocupação com o futuro digital e apenas 6% consideram possuir um mindset digital para alcançar esse futuro.

Importância

No mercado competitivo atual, a dificuldade de se adaptar às novas tecnologias pode ser um empecilho para o crescimento de uma empresa. Essa característica, desenvolvida por muitos dos colaboradores, deve ser tratada para diminuir as dificuldades de implantação de novos modelos.

Muito mais importante que a tecnologia em si, o mindset digital é responsável por manter a inovação e a competitividade dentro de uma empresa. O sucesso em criar uma cultura digital também pode corresponder ao sucesso de um negócio.

Transformação

A transformação cultural de uma empresa pode passar por muitos desafios, porém a tecnologia é apenas uma parte da mudança de um negócio, havendo necessidade da colaboração de todos os envolvidos para o sucesso de qualquer implantação.

Impacto

A tecnologia pode ter um impacto maior ou menor dependendo da área da empresa, porém é necessário que todos os colaboradores tenham consciência da nova cultura digital proposta pela companhia.

Liderança

Mais importante que introduzir um novo mindset digital nos colaboradores é manter uma liderança que busque a inovação e incentive a equipe a estar atualizada. É papel dos líderes da organização se colocarem como mentores de uma nova cultura digital dentro da empresa.

O líder do futuro é aquele que abraça a multiplicidade, que é articulador das diferenças, que compartilha. É aquele que não mais atribui notas aos seus liderados, e sim responsabilidades. Não é aquele que projeta, mas que inventa o futuro.

No novo cenário de negócios, um mindset digital é essencial para qualquer empresa manter suas rotinas em dia da forma mais eficiente. Assim, quanto mais cedo se adotar esse pensamento, mais rápido se perceberá as mudanças e benefícios que a tecnologia pode trazer.

Então, gostou deste post? Assine a nossa newsletter e receba mais conteúdos exclusivos sobre este e outros assuntos ligados à tecnologia!

Fernanda Ciancia

Autor

Fernanda Ciancia

Marketing Leader SoftwareONE Brazil. Linkedin

Deixa uma resposta