Nuvem híbrida: o que significa e qual seu diferencial?

fevereiro 14, 2017

Em uma economia altamente conectada, soluções de TI devem ser capazes de atender a uma rotina profissional com alta mobilidade e integração.

Nesse sentido, poucas soluções se destacam como o cloud computing híbrido. Ele integra características da computação na nuvem em ambientes públicos com o private cloud para fornecer o máximo de performance e flexibilidade operacional.

Saiba mais sobre essa tecnologia e como ela pode ser utilizada pelo seu negócio no nosso post de hoje!

Como o cloud computing em ambientes híbridos é definido

O hybrid cloud, ou nuvem hibrida, é uma das principais maneiras de investir em cloud computing.

Nesse caso, a infraestrutura contratada possui como característica a união de um ambiente público, acessível pela web, e um privado, que fica restrito a um número definido de usuários. Assim, gestores de TI podem investir em uma rotina fácil de ser administrada e com alta flexibilidade.

Principais diferenças entre a nuvem híbrida e o public cloud e o private cloud

O fato de unir características da nuvem pública e privada em um único ambiente é o maior diferencial do cloud computing em infraestruturas híbridas.

Todas as ferramentas do negócio funcionarão de forma integrada, permitindo o compartilhamento de dados entre parceiros comerciais e usuários. Ao mesmo tempo, registros de terceiros podem ser armazenados em um ambiente privado, com alta segurança e controle.

A gestão simplificada facilita o investimento em novas abordagens operacionais.

O gestor de TI terá o controle de todos os serviços em um único local. Como consequência, o tempo dedicado a resolução de problemas diminuirá, permitindo um fluxo de trabalho mais eficaz e com um foco direto em resultados.

Migrando para a nuvem híbrida a empresa garante a flexibilidade para manter-se competitiva em tempos de crise. O uso de recursos será dimensionado conforme as necessidades do negócio, gerando redução de custos operacionais. Já o aumento da mobilidade operacional será obtido com serviços de maior disponibilidade.

Se for necessário, ferramentas podem ser migradas para o ambiente privado, dando o controle de acesso necessário para que profissionais consigam trabalhar com informações sigilosas.

Ao mesmo tempo, a nuvem pública pode ser utilizada para o armazenamento e compartilhamento de arquivos com segurança. Assim, a companhia torna-se capaz de atender a demandas do mercado com agilidade.

Como a nuvem híbrida pode ser utilizada na sua empresa

Soluções híbridas podem ser integradas a vários ambientes para gerar mais competitividade para o negócio.

Com o uso de aplicações de alta escalabilidade, o negócio pode atender a várias demandas com segurança. Ao mesmo tempo, a segurança proporcionada por backups automáticos e um ambiente de trabalho sem gargalos torna o fluxo de trabalho ágil.

Em um ambiente híbrido, soluções de cloud storage podem ser utilizadas para unir setores e facilitar a troca de dados. Ao mesmo tempo, sistemas de gestão integrada tornam-se escaláveis por serem utilizados na nuvem.

Vale destacar, também, que qualquer legacy software empregado internamente passa a ter a sua segurança ampliada, uma vez que vulnerabilidades em sistemas operacionais não serão utilizadas para capturar dados.

Todos esses fatores, aliados, tornam o hybrid cloud uma boa escolha para empresas de vários setores. Sendo capaz de atender a uma série de demandas, as soluções híbridas ganham um espaço cada vez maior no mercado, se destacando pela flexibilidade e gestão simplificada.

Gostou do nosso post e quer ficar por dentro das últimas notícias sobre tecnologia e gestão corporativa? Então siga os nossos perfis no LinkedIn, Twitter e Facebook!

Quer saber mais sobre a nuvem? Acesse nosso conteúdo especial clicando abaixo. É grátis!

Powered by Rock Convert
Equipe de Redação

Autor

Equipe de Redação

Deixa uma resposta