Nuvem otimiza produção do agronegócio brasileiro

março 21, 2018

Não é segredo para ninguém que o agronegócio brasileiro é um dos principais impulsionadores da economia. Segundo o Cepea/CNA, em 2016, mesmo em um momento de instabilidade econômica, o PIB do setor agrário cresceu 4,5%, gerando riqueza e criando oportunidades de emprego.

Um dos segredos desse setor, que faz parte da história cultural do nosso país — sendo, inclusive, citado como uma “vocação brasileira” na Carta de Pero Vaz de Caminha —, é manter-se atualizado.

Foi-se o tempo em que o campo era associado a figuras alheias à evolução tecnológica. Hoje, com a expansão dos serviços de banda larga, da internet móvel e de tecnologias como a computação em nuvem, o produtor rural já está constantemente conectado, sempre ligado no que há de novo para otimizar sua produção.

Pensando nisso, reunimos neste post um resumo de como a nuvem tem ajudado o agronegócio a ser ainda mais eficiente. Continue lendo e descubra os vários benefícios que essa tecnologia trouxe para os campos brasileiros!

agricola

 

Produção nas nuvens

Uma das tecnologias que chegaram para redefinir e otimizar o processo logístico da produção é o armazenamento de dados em nuvem.

Com diversos tipos de software utilizando esse recurso, o agricultor pode acompanhar as diferentes etapas de sua produção (plantio, armazenamento, distribuição) onde quer que ele esteja, bastando ter consigo um dispositivo móvel, como um tablet ou smartphone.

Como as informações são registradas na nuvem e não em um aparelho específico, os dados não são perdidos e sempre podem ser acessados pelo produtor.

03_gif1

 

Tecnologia digna de ficção científica

Otimizada pela convergência tecnológica, a produção rural já conta com artigos que fazem Hollywood parecer brincadeira de criança.

Com o suporte de sistemas de satélite, em alguns países já existem até colheitadeiras autônomas. Basta programar o trajeto em um sistema de GPS que o próprio aparelho realiza o serviço, deixando o operador encarregado apenas do gerenciamento dos mecanismos responsáveis pela colheita.

Esse sistema tem como um de seus principais benefícios o fato de manter a máquina no traçado correto, evitando falhas ou sobreposições e reduzindo o desperdício. Toda a inteligência dessa operação fica armazenada na nuvem.

Vantagens da nuvem para o agronegócio brasileiro

Além da praticidade, a tecnologia da computação em nuvem apresenta diversos outros benefícios. A seguir, listamos para você alguns dos principais. Confira!

Acesso a informações vitais para o negócio

Ao hospedar os seus softwares e aplicativos ligados ao agronegócio na nuvem, você consegue ter acesso às informações financeiras do mercado, atualizadas em tempo real.

Variação de preços, custos de produção, produtividade estimada: criar estratégias de médio e longo prazo, bem como lidar com imprevistos, fica muito mais fácil. É possível, por exemplo, atualizar os custos e orçamentos de uma produção em algumas horas.

O acompanhamento em tempo real ainda permite ter uma visão mais clara da posição dos seus negócios, reduzindo os riscos e dando mais confiança para você tomar decisões estratégicas, como empréstimos e investimentos.

Maior rapidez na coleta e interpretação de dados

Ao aliar a computação em nuvem com softwares de agricultura de precisão, você consegue ter maior mobilidade na coleta das informações.

Hoje em dia, um simples smartphone com GPS pode ser o bastante para coletar as informações referentes à localização e gerar os mapas de produtividade e recomendação, mesmo estando off-line. Isso garante ao produtor uma liberdade que os antigos softwares para desktop não permitiam.

Além disso, novos tipos de análise do solo, por exemplo, são cada vez mais necessárias. Itens como os níveis de minerais e nutrientes, compactação da terra e muitos outros são baseados na vivência do agricultor, devendo ser transportados para o sistema em um relacionamento direto que otimize cada vez mais os trabalhos no campo.

Assim, além de estabelecer novos rumos para o futuro da agricultura de precisão, a interpretação dos dados e das funcionalidades do sistema passa por várias mãos e mentes, exigindo sinergia desde os agricultores até os desenvolvedores da plataforma on-line.

Construção de parcerias estratégicas

Para que a ligação entre a computação em nuvem e o agronegócio seja bem-sucedida, um dos fatores mais importantes está em estabelecer parcerias.

Conectar o seu negócio com tecnologia de ponta exige, além de uma boa infraestrutura de nuvem, laços estratégicos com companhias que ofereçam soluções e serviços específicos para a gestão rural — como empresas de telecomunicação, suporte de profissionais de tecnologia, entre outros.

Esse tipo de parceria permite fazer a gestão do negócio e das vendas pela internet, possibilitando que você atinja diferentes partes do mundo. Além de utilizar todo o potencial da nuvem, você ainda consegue reduzir os custos e os intermediários.

O baixo investimento, aliás, é uma das principais vantagens dessa tecnologia, que permite a entidades rurais, donos de fazendas e vários outros tipos de produtores ter acesso a soluções que os ajudam nos mais diversos setores produtivos.

Mais segurança para os seus dados

Todas as informações geradas pela tecnologia podem ser extremamente sensíveis — afinal, os dados coletados e interpretados dizem respeito às condições do solo e às características das culturas. São conhecimentos importantes e valiosos que merecem privacidade e segurança no seu armazenamento.

Quando aplicada nos preceitos da computação em nuvem, a agricultura de precisão garante essa estabilidade, mantendo os dados seguros e garantindo ainda mais velocidade no acesso dinâmico às informações — o que otimiza o seu tempo e garante um trabalho cada vez mais eficiente no campo.

Futuro promissor

O uso de novas tecnologias vai impactar cada vez mais a produção agrícola, permitindo uma oferta de alimentos maior e mais segura, a custos mais baixos e com atenção cada vez maior ao meio ambiente.

Há quatro décadas, nosso agronegócio vivia uma situação de dependência e insegurança alimentar. Hoje, é autossuficiente e transformou o Brasil em um grande provedor de alimentos para o mundo. Com o avanço tecnológico e a transformação digital, o futuro promete uma revolução ainda maior.

Viu só por que o agronegócio brasileiro é uma referência em todo o mundo? Torne você também a sua empresa mais eficiente: conheça as vantagens de um software de gestão na nuvem. Até o próximo post!

cta-3_6_passos

Powered by Rock Convert
Equipe de Redação

Autor

Equipe de Redação

Deixa uma resposta