O desafio do Controle unificado de custos do Datacenter On Premises, Nuvem Privada e Nuvem Pública

April 19, 2017

Em 2009, quando iniciei a jornada de gestão de Portfólio de software, nosso maior desafio era unificar informações de custos de software do datacenter corporativo com as informações que estavam em empresas de hosting privados, como Tivit, Algar, Ativas, etc.

Era difícil, pois os modelos de custos eram bem diferentes: o datacenter seguia um modelo de contratos corporativos de Software e Hardware com os fabricantes. As empresas de hosting, por outro lado, seguiam os contratos de serviços Microsoft SPLA, Vmware Vcan (VMware vCloud Air) e RedHat CCSP. O resultado? A conta do controle de custos e compliance nunca fechava.

Os anos passaram e as nuvens públicas se proliferaram de forma exponencial. Em 2017, os gastos em nuvem devem crescer em média 18%, sendo que para Infraestrutura como serviço (IaaS) o crescimento será de 36.8%, seguido por Software como serviço (SaaS) 20.1%, como mostra a última pesquisa do Gartner.

A necessidade por controle de custos de forma centralizada também cresce exponencialmente, e isso vale para qualquer tipo de ambiente. Isso permitirá com que as organizações façam o mapeamento adequado dos recursos entre os três ambientes, equilibrando a necessidade de desempenho com a otimização de custos, aumentando a eficiência com um ciclo PDCA.

Isso permitirá que as organizações tenham o mapeamento adequado dos recursos entre os três ambientes, permitindo equilibrar a necessidade de desempenho com a otimização de custos

Investindo neste conceito, a SoftwareONE lançou a plataforma digital Pyracloud, no qual, através de um único Dashboard, é possível ter a visão dos contratos de Software e do Datacenter On Premises e Privado, bem como todo o consumo em nuvem.

O primeiro passo para criar um ambiente híbrido é através de processos e métodos de controle. Boa Jornada na nuvem!

Marcelo Theóphilo

Author

Marcelo Theóphilo

Marcelo Theóphilo é Head of Services na SoftwareONE desde 2014 e trabalha na indústria de TI há mais de 16 anos. Trabalhando em empresas com foco em processos de reformulação e licenciamento de software, tem ampla experiência em ajudar as organizações a desenvolver contratos de licenciamento de software sustentáveis e a manter um roteiro para melhorar continuamente o processo de Gestão de TI. Linkedin

Leave a Reply