O papel da tecnologia na sua empresa: coadjuvante ou protagonista?

dezembro 12, 2017

Na era digital não há mais espaço para que a tecnologia na empresa seja encarada apenas como um ponto de apoio. Quando isso acontece, o empreendimento se torna pouco eficiente, seus processos são menos produtivos e há problemas de planejamento e organização. Consequentemente, os custos são altos e o negócio perde competitividade no mercado.

Além disso, a própria equipe de TI tem que lidar com problemas constantes com a segurança da rede e dos dados, preocupar-se com auditorias (devido a algum software irregular) e com o comportamento digital dos funcionários (aqueles que utilizam seus próprios dispositivos pessoais na empresa).

Porém, em uma empresa em que a tecnologia tem um espaço maior os processos e produtos se tornam melhores, gerando mais valor para os clientes. Veja a seguir algumas tendências em tecnologia e como elas podem melhorar a rotina de trabalho.

Tendências tecnológicas

Algumas tecnologias já estão transformando e otimizando o trabalho das pessoas dentro das empresas. Por exemplo, a inteligência artificial, como chatbots e machine learning, que, além de automatizar processos, são capazes de aprender e se adaptar de acordo com novas necessidades e situações, permitindo que as tarefas sejam executadas de forma muito mais eficiente.

A internet das coisas é outra tecnologia que está se tornando massificada e promete trazer grandes vantagens para as empresas, como aumento de performance e produtividade. Os dispositivos conectados à internet podem gerar dados que, se analisados adequadamente, fornecem informações essenciais a tomadas de decisões estratégicas.

Computação em nuvem e segurança de dados

Esse grande fluxo de informações geradas, principalmente pelos dispositivos móveis, faz com que os serviços de computação em nuvem sejam cada vez mais necessários, assim como tecnologias que possam garantir a segurança dessas informações.

Isso significa que as empresas podem ter acesso a serviços ou produtos oferecidos a partir da nuvem, acessíveis de qualquer parte, por meio de um pagamento de assinaturas periódicas. Como não há necessidade de arcar com a instalação, manutenção e atualização, os custos são menores.

E não é apenas software que é oferecido como serviço na nuvem (SaaS, na sigla em inglês para software as a service) mas também infraestrutura tecnológica (IaaS) e plataformas (PaaS). Esses processos estão se tornando cada vez mais focados em nichos e demandas específicas, criando uma nova tendência: XaaS ou “Tudo como um Serviço”.

Benefícios da tecnologia na empresa

A implantação de soluções tecnológicas na empresa permite criar rotinas automatizadas que ajudam no gerenciamento de recursos e de tarefas. A troca de informações também se torna mais eficiente e mais segura, melhorando a comunicação e a organização interna. Essa implementação pode reduzir custos operacionais para o empreendimento e consequentemente aumentar a lucratividade.

Uma empresa mais organizada e mais eficiente e que oferece mais segurança de dados obtêm mais credibilidade por parte dos seus clientes, além de se tornar mais competitiva.

O que você está esperando para inovar? Utilize a tecnologia e aumente a concepção de valor dos clientes sobre o seu negócio. Se você gostou deste artigo sobre o papel da tecnologia na empresa, então veja também qual a importância da tecnologia na evolução das empresas. Confira!

Powered by Rock Convert
Equipe de Redação

Autor

Equipe de Redação

Deixa uma resposta