O que são os famosos “bots”?

May 8, 2017

Ao ler a palavra “bot” no título deste artigo, você deve ter torcido o nariz, não? Afinal, bots não são os responsáveis por ataques massivos a usuários, ou mesmo a propostas, digamos, indecentes ao redor da web? É bem verdade que eles são muito utilizados por usuários mau intencionados e podem ser bastante aborrecedores.

Pois hoje vamos desmitificar este ponto de vista negativo sobre esta tecnologia. Sim, os bots podem ser usados para o bem e, confie na gente, eles podem ajudar a sua empresa.

Calma, não estamos aqui dizendo que você deveria adotar as estratégias citadas no primeiro parágrafo! Leia o restante do artigo e entenda como os bots podem ser produtivos!

Em primeiro lugar, o que são Bots?

Em suma, bots são softwares que realizam tarefas de forma automatizada na internet. Como o próprio nome – uma redução de “robot” – sugere, são programas robotizados dedicados ao cumprimento de processos repetitivos.

Ok, vamos ao lado positivo?

Além de incomodarem, e muito, seu acesso à internet, os bots facilitam uma série de processos. São eles que disparam alarmes, informam a previsão do tempo e facilitam suas buscas na internet.

Com a ajuda dos bots, você pode encontrar os restaurantes mais próximos do local onde você está e saber previamente qual é o mais barato, por exemplo. Você pode saber em que loja encontrará o produto específico de sua preferência, seja uma roupa, um veículo, um brinquedo.

Ora, com a ajuda deles, é possível até mesmo fazer o acompanhamento de transações financeiras!

Inteligência artificial

Qualquer pessoa que já entrou em um desses chats automatizados sabe que os bots não costumavam ter uma inteligência proporcional a dos grandes pensadores da humanidade. Afinal de contas, eles eram programados com uma base limitada de dados e comandos, consequentemente, suas reações estão programadas dentro de uma linha limitada.

Porém, versões mais recentes vêm dando um novo nível de complexidade ao “intelecto” destas máquinas. Microsoft, Google e outros gigantes da tecnologia desenvolveram formas que proporcionam a capacidade de aprendizado para os bots. Ou seja, eles são capazes de adquirir novas habilidades através de experiências.

Automatização de operações

Não se surpreenda se, em um futuro próximo, você “contratar” um bot para cumprir uma função dentro de sua empresa. A tendência é que, cada vez mais, bots sejam usados para operações repetitivas que não demandam presença humana.

Por exemplo, casos como a possível substituição de cobradores de ônibus por bots vêm gerando discussão ao redor do país.

Além disso, alguns especialistas em tecnologia afirmam que bots devem substituir os apps no papel de cumprir tarefas como pesquisas relacionadas a restaurantes, localização e compras em geral. Segundo eles, ao invés de terem tais tarefas dispersas em apps, as pessoas prefeririam tê-las todas concentradas em apenas um bot instalado no aparelho.

Uma coisa é certa, os bots serão agentes ativos do futuro próximo da tecnologia da informação. Se sua utilização trará bons frutos, ou irá gerar uma situação próxima a de filmes como O Exterminador do Futuro, só depende de como aplicamos sua funcionalidade!

Quer saber mais sobre tendências e tecnologia? Não deixe de assinar nossa Newsletter no espaço à direita!

Equipe de Redação

Author

Equipe de Redação

Leave a Reply