O que são Serviços Cognitivos?

maio 5, 2017

Quando pensamos em processos tecnológicos que proporcionam dispositivos de intelecto às máquinas, normalmente pensamos na Inteligência Artificial. Em suma, a capacidade das máquinas “pensarem por si” e realizarem tarefas independente – ou ao menos sem participação direta – de humanos.

Porém, no desenvolvimento de apps e softwares, voltados mais à utilização do usuário do que à prática de uma função pela máquina, entra o Serviço Cognitivo. Algo muito próximo ao que víamos em séries futuristas como os Jetsons. Bem, na verdade, muito mais avançados.

Experiência completa

Tratam-se de ferramentas com alto potencial em Machine Learning que enriquecem as experiências dos usuários utilizando-se de dados contextuais. Estes são adquiridos da análise do tipo de uso que os mesmos fazem delas e processados em utilitários que facilitam as operações postas em prática na máquina.

Estas soluções não só potencializam a utilização prática do usuário como também o proporcionam experiências que vão muito além da digitação de comandos via teclado ou da seleção via mouse. É aí que entra o próximo item:

Explore os seus sentidos (e os de sua máquina)

É isso mesmo. Agora, nós ouvimos, falamos, olhamos e, com a permissão necessária, “somos vistos” pelas máquinas, que, através de uma alta capacidade de aprendizado e processamento, geram soluções que otimizam tarefas.

Veja, por exemplo, como os serviços cognitivos da Microsoft exploram dispositivos baseados em interação sensorial com os usuários:

  • Visão: Modere o conteúdo, evitando publicações inconvenientes, detecte, analise, organize e marque rostos, reconheça emoções e extraia informações acionáveis de vídeos e fotografias.
  • Fala: Converta fala em texto, reconheça sotaques e vocabulários, evitando a falta de entendimento, reduza ruídos de fundo e realize a identificação de vozes.
  • Leitura/idioma: corrija erros de ortografia em seu aplicativo e avalie sentimentos e tópicos com facilidade com APIs que interpretam mensagens.

Máquinas e processos inteligentes

Em um mercado cada vez mais voltado ao usuário, os serviços cognitivos fornecem leituras e insights aprimorados para interpretação personalizada de perfil. Ora, o intuito é oferecer conteúdo e propostas que realmente estejam de acordo com os usuários visados. Neste contexto, Big Data e Machine Learning são as bases para a obtenção de alternativas frutíferas para seu negócio.

Veja o que você tem a ganhar!

  • Conhecimento: Preveja e recomende itens que seus clientes querem baseado em perfis personalizados
  • Busca inteligente: Sugestões inteligentes baseadas no perfil de sua empresa e opções de personalização de buscas.
Powered by Rock Convert
Equipe de Redação

Autor

Equipe de Redação

Deixa uma resposta