O que você não ouviu falar da nuvem: como implantar em sua empresa?

janeiro 4, 2017

Você já deve ter ouvido falar em “nuvem” ou “cloud computing”, mas sabe o quanto essa tendência digital pode ajudar seu negócio? Com ela, diferentes usuários conseguem acessar e compartilhar programas, arquivos e outros aplicativos através de uma rede de servidores remotos que podem ser acessados on-line de qualquer dispositivo. Um investimento que aumentará a produtividade da equipe e por consequência otimizara o custo operacional da empresa.

Aprenda agora como implementar a nuvem em sua empresa e vaja algumas das vantagens que ela pode trazer:

Busque a solução que você realmente precisa

Sua empresa possui necessidades específicas, por isso procure um fornecedor que atenda a elas e não apenas um gerenciamento de nuvem genérico. Avalie as opções disponíveis no mercado e procure aquelas que ofereçam uma melhor usabilidade e recursos adicionais que facilitem sua rotina administrativa.

Planeje a implementação da nuvem

Defina  quais sãos as metas que devem cumpridas e o prazo da implementação. Essas informações e cada etapa do processo devem ser definidas pelos gestores com o auxílio dos responsáveis pela TI e depois documentadas.

Não é necessário que a mudança seja abrupta. Comece a implementar a nuvem aos poucos. Defina quais serão os processos para o uso da nuvem e faça a implementação em um setor específico da sua empresa. Após validar a implementação nele, introduza as equipes restantes.

Mais segurança para o seu negócio

A computação em nuvem dá às pequenas empresas uma infra-estrutura de segurança de dados que antes era inviável devido ao alto custo de manutenção. Com ela você não precisará se preocupar com possíveis ataques ou danos ao servidor interno por exemplo.

Mais de 800 mil notebooks são perdidos ou roubados todos os anos apenas em aeroportos.  Se você armazena todo os dados da empresa no dispositivo, o prejuízo financeiro não será a sua única preocupação, mas também o sigilo de todas as informações contidas nele.

Entretanto, se você armazena todos os seus dados na nuvem não precisará se preocupar com eles, já que o seu notebook é apenas o equipamento que você usa para acessar e trabalhar em seus arquivos, não o local de armazenamento. Claro que isso não se compara com a dor da perda de um computador, mas ao menos é uma preocupação que você pode cortar da lista.

Facilita o desenvolvimento de trabalhos colaborativos

Processos de trabalhos desenvolvidos em total colaboração permitem que uma pequena empresa opere como uma gigante do Vale do Silício. Além de facilitar a gestão e o controle dos dados e da equipe, a computação em nuvem permite que diferentes colaboradores trabalhem ao mesmo tempo em um único arquivo e tenham acesso a ele em tempo integral.

Aumento da produtividade do time

Armazenar todos os dados necessários no dia a dia da empresa em um único local de fácil acesso faz com que eles possam ser acessados a qualquer momento durante o dia de trabalho – e além. Nunca mais um fluxo de trabalho ficará travado porque os arquivos estão presos no computador de alguém.

Seus funcionários também não precisarão mais perder tempo se preocupando com, back-ups, o espaço de armazenamento disponível, tamanho dos arquivos ou atualizações de software. Eles poderão se concentrar exclusivamente naquilo que fazem melhor e foram contratados para fazer.

O simples fato de utilizar a nuvem vai aumentar muito a competitividade da sua empresa e a otimização dos lucros. Você economizará tempo e dinheiro em questões técnicas e na gestão da equipe e poderá concentrar os recursos em ações essenciais para o crescimento do seu negócio. Siga-nos nas redes sociais e aprenda tudo que você deve saber sobre cloud computing!

Powered by Rock Convert
Equipe de Redação

Autor

Equipe de Redação

Deixa uma resposta