Office Online X Google Docs: veja quem ganha essa batalha

setembro 5, 2019

Com o avanço da tecnologia e a melhoria dos recursos de internet, surgiram serviços que aproveitam essa estrutura para oferecer funcionalidades inovadoras ao público. Por exemplo, hoje em dia, por meio do Office Online (antigo Office Web Apps) e do Google Docs, é possível ter acesso a aplicativos completos de escritório usando apenas um navegador.

Ambas plataformas têm grandes atrativos para quem deseja trabalhar de forma mais produtiva. Porém, elas podem ser indicadas para momentos e funcionalidades diferentes. As duas opções permitem a criação, a edição e o compartilhamento de arquivos na nuvem, o que significa que tudo está seguro nos servidores remotos, mesmo em caso de falhas no seu computador. Além disso, elas também podem ser plenamente acessadas a partir de smartphones e tablets.

Porém, quando consideramos as necessidades do dia a dia, pode ser que um produto seja mais recomendado do que o outro. Por isso, leve em consideração o que você precisa e confira a seguir as principais vantagens de usar o Office Online e o Google Docs. Acompanhe!

Por que escolher o Office Online?

O principal atrativo do Office Online é trazer para o navegador (e para a nuvem) o visual e as funcionalidades dos tradicionais aplicativos de escritório da Microsoft.

É como ter o Word, o PowerPoint, o OneNote e o Excel na versão online disponíveis de qualquer computador, sem a necessidade de instalar o pacote Office.

Assim como na versão tradicional que é instalada, o Office Online tem diversos templates para documentos e apresentações de slides.

Além disso, tudo é salvo no OneDrive, o serviço de armazenamento na nuvem da Microsoft. Ele é plenamente integrado ao Windows 10, permitindo um acesso ainda mais intuitivo aos seus arquivos.

O formato em que os arquivos são salvos também deve ser levado em conta. Se você e a sua equipe lidam com muitos documentos do Office, é possível contar com a melhor compatibilidade ao usar a versão Online.

Veja as principais vantagens do Office Online

Confira, a seguir, as principais vantagens do Office Online.

Uso em celulares e tablets

Sabemos que, hoje em dia, os computadores não são os únicos dispositivos utilizados para as práticas empresariais. Muitas atividades podem ser realizadas com o auxílio de celulares e tablets.

Com o Office Online, você também poderá fazer o acesso via dispositivos móveis, o que facilita e dá mobilidade para a execução das atividades da empresa.

Armazenamento de dados em nuvem

Conforme explicamos, todos os dados do Office Online são armazenados em nuvem. Dessa forma, não é necessário utilizar computadores ou dispositivos da empresa para desenvolver as atividades e acessar os documentos.

Um empresário que está em uma viagem de negócios, por exemplo, poderá fazer a edição do conteúdo de uma planilha do Excel enquanto está no aeroporto ou no hotel.

Facilidade de comunicação

Além dos softwares tradicionais da Microsoft, o Office Online também proporciona aplicativos de comunicação. Assim, mensagens podem ser compartilhadas em tempo real, da mesma forma que ligações telefônicas podem ser realizadas.

Isso gera facilidade na comunicação com os seus clientes e fornecedores, além de diminuir o custo dessas atividades.

Por que escolher o Google Docs?

Desenvolvido pelo Google, o Google Docs tem o seu próprio formato nativo de documentos, que podem ser abertos por um navegador ou aplicativo, sem a necessidade de que o arquivo esteja salvo no computador.

O sistema ainda é capaz de abrir documentos na extensão do Office, permitindo a edição deles por meio de conversão. Vale lembrar que nem sempre a compatibilidade suporta os vários recursos do Word, PowerPoint e Excel (assim como quando você abre um arquivo do Docs no Office Online).

O foco do Google Docs está quase completamente no compartilhamento. Ele permite que mais de uma pessoa edite um arquivo ao mesmo tempo, além de contar com um sistema de chat.

Além disso, as funções de visualização do documento são bastante poderosas. É possível determinar os indivíduos ou grupos que podem editar ou visualizar o arquivo.

Veja as principais vantagens do Google Docs

Confira, nos tópicos a seguir, algumas das principais vantagens do Google Docs para as empresas!

Ferramenta de agenda

O Google Docs tem uma função de agenda, que possibilita a marcação de datas e o desenvolvimento de descrições para não esquecer de realizar atividades. Assim, é possível manter uma rotina mais organizada, evitando que os esquecimentos atrasem as tarefas que devem ser realizadas na empresa.

Possibilidade de fazer anotações

O Google Docs tem a opções de fazer anotações durante as atividades. De tal forma, se for preciso, é possível anotar ideias e insights para que eles não se percam e você possa voltar a eles posteriormente.

As anotações ficam disponíveis na barra lateral, em uma ferramenta chamada Google Keep.

Armazenamento em nuvem automático

Conforme já comentamos, o armazenamento em nuvem é uma das principais vantagens do Google Docs. Outro ponto interessante é que isso é feito de forma automática, para que você não precise ficar salvando alterações a todo momento.

De tal modo, a cada alteração feita em um arquivo de texto, por exemplo, o documento já é salvo automaticamente com a última versão. Isso também é interessante para situações em que mais de uma pessoa trabalha em um mesmo material, como quando um executivo da empresa elabora um contrato e o setor jurídico realiza uma revisão.

Como contratar o Office Online e o Google Docs?

A melhor maneira de contratar ferramentas tecnológicas para a sua companhia é procurando uma empresa que comercialize licenças de softwares. Esses parceiros têm a expertise necessária para orientá-lo sobre as melhores opções para o seu negócio.

Além disso, sempre que você tiver uma dúvida ou precisar renovar as licenças, terá um atendimento exclusivo. Isso tudo resultará em um melhor uso dos recursos e mais aproveitamento para a companhia.

Office Online ou Google Docs, qual escolher?

Tanto o Office Online quanto o Google Docs oferecem ferramentas completas para criar, editar e compartilhar arquivos de trabalho. São opções que se encaixam perfeitamente às demandas de escritórios modernos, com equipes remotas e a necessidade de poder trabalhar a partir do smartphone quando preciso.

Se você lida com muitos arquivos externos no formato Office, como DOCx, PPTx e XLSx, usar um produto da mesma linha, como o Office Online, é a opção mais indicada. Você contará com melhor compatibilidade e conseguirá compartilhar de volta esses documentos com clientes e parceiros facilmente.

Por outro lado, se a demanda maior é colaboração com chat online e coautoria, o Google Docs pode ser a sua escolha. Além de permitir que mais de uma pessoa trabalhe no mesmo documento — funcionalidade que também está disponível no Office Online — ele ainda oferece controles de acesso bastante específicos que proporcionam possibilidades únicas.

Portanto, para uma empresa que busca segurança da informação compartilhada, suporte e integração com a maioria das ferramentas que já usa, com certeza, o Office Online é a melhor opção.

Contribua para que os seus amigos também fiquem por dentro das melhores ideias para usar a tecnologia a favor dos seus objetivos: compartilhe este post em suas redes sociais!

Powered by Rock Convert
Equipe de Redação

Autor

Equipe de Redação

Deixa uma resposta