Opções de SMTP Relay no Exchange Online

novembro 11, 2016

Muitos clientes, após a migração para o Office 365 ou durante o período de migração, perguntam como enviar e-mails dos seus dispositivos (fax, Scanners, Impressoras e etc.) e de suas aplicações quando não tiverem mais um servidor local. Para realizar esse envio de mensagens, devemos configurar um servidor para realizar SMTP Relay para enviar e-mails, ou, caso o dispositivo suportar, enviar diretamente através do Office 365.

Neste artigo, irei mostrar 3 opções de configurações de relay, seja ela feita usando o serviço de IIS da Microsoft disponível no Windows Server, PostFix, SendMail ou diretamente da sua aplicação e dispositivo.

Envio Direto da aplicação ou dispositivo (recomentado)

Nesta opção, configuramos aplicação ou dispositivo para mandar os e-mails diretamente para o Office 365. Porém, a aplicação\dispositivo deve atender os requisitos mínimos do Office 365 abaixo:

  • Autenticação: você deve poder configurar um nome de usuário e senha para enviar emails no dispositivo.
  • Caixa de correio: você deve ter uma caixa de correio do Office 365 licenciada para enviar emails.
  • Protocolo TLS: o dispositivo deve poder usar o TLS versão 1.0 ou posterior.
  • Porta: a porta 587 (recomendada) ou a porta 25 é necessária e deve estar desbloqueada na rede. Alguns firewalls de rede ou ISPs bloqueiam portas, principalmente a porta 25.
  • Servidor: voce deve configurar office365.com*

*Esta opção é a recomendada pela Microsoft.

Retransmissão no Exchange Online

Caso sua aplicação ou dispositivo não suporte as configurações das opções de envio Direto, devemos configurar um servidor para fazer essa ponte entre suas aplicações e o Office 365. Para essa finalidade, podemos configurar um servidor com Windows Server com o recurso de IIS instalado ou configurar quaisquer outras soluções do mercado de SMTP Server que atenda aos requisitos acima do envio direto.

Devemos configurar esse SMTP Server com as mesmas diretrizes que o envio direto. Porém, no SMTP Server temos que abrir o relay para que aplicação ou dispositivo possa mandar e-mails sem a necessidade deste pré-requisitos e nos dispositivos devemos configurar apontando para esse servidor de relay que foi criado.

Para saber como configurar um SMTP Server no IIS para fazer Relay no Office 365 consulte o artigo oficial da Microsoft Aqui.

Retransmissão no Exchange Online Protection (EOP)

Podemos também fazer o relay diretamente no AntiSpam do Exchange Online,o Exchange Online Protection (EOP). Neste cenário devemos ter um ou mais IP’s fixos para permitir a conexão no office 365, criar um conector na nuvem especificando esses IPs externos, e configurar o servidor relay com as seguintes configurações e requisitos,

  • Endereço IP estático ou intervalo de endereço: use um ou mais endereços IP estáticos que não são compartilhados com outras organizações.
  • Conector: você deve configurar um conector no Exchange Online para os e-mails enviados a partir do aplicativo ou do dispositivo.
  • Porta: a porta 25 é necessária e deve estar desbloqueada na rede ou pelo ISP.
  • Licenciamento: a retransmissão de SMTP não usa uma caixa de correio específica do Office 365 para enviar e-mails. Por isso, é importante que apenas os usuários licenciados possam enviar e-mails de dispositivos ou aplicativos. Caso os remetentes que usam dispositivos ou aplicativos LOB não possuam licença para caixa de correio do Office 365, obtenha e atribua uma licença do Proteção do Exchange Online para cada remetente não licenciado.
  • Servidor: voce deve configurar o mesmo endereço do seu registro MX do DNS ex. SoftwareONE-com.mail.protection.outlook.com
  • Atualizar o registro de SPF: você deve adicionar os ips de saída do seu servidor de relay no registro SPF

Usamos esse método quando queremos fazer Relay com endereços SMTP que não possuem uma caixa de correio ou quando iremos mandar mais de 10.000 e-mails por dia,mas muito cuidado com o envio em massa o Office 365 pode bloquear seu IP.

Para saber as diferenças e outros métodos de fazer o SMTP relay consulte o site Oficial da Microsoft aqui

Nova chamada à ação

Powered by Rock Convert

Autor

David Ferreira

Graduado em redes de Computadores, Trabalhando a 7 anos na area de TI , fazendo implementações de produtos Microsoft (Active Direcotry, Exchange ,Lync e Office 365), nos ultimos 5 anos estou atuando como especialista em Office 365 realizando implementações e migrações de grandes cliente para Nuvem Microsoft . Linkedin

Deixa uma resposta