Como medir a performance do time de engenharia?

maio 9, 2018

Quer melhorar a performance do time de engenharia da sua empresa?

É hora de parar de pensar em KPIs e começar a trabalhar em torno de OKRs — Objectives and Key Results, ou objetivos e resultados-chave, compõem a metodologia perfeita para otimizar o desempenho de uma equipe de engenharia e oferecem uma série de vantagens sobre os KPIs.

O fato é que, enquanto os indicadores-chave de performance (Key Performance Indicators) avaliam o sucesso de uma organização em uma atividade específica, as OKRs trabalham diretamente em cima de resultados e mostram como uma equipe direciona o negócio para os seus objetivos.

A diferença é a intenção estabelecida por trás da mensuração, e o formato das OKRs é mais agressivo nesse sentido, permitindo o alcance de resultados mais ambiciosos.

Quer aprender como utilizar essa estratégia? Confira abaixo como o framework OKR melhora a performance do time de engenharia.

O que é o framework OKR?

Para utilizar as OKRs o primeiro passo é entender como o framework funciona. Temos distinções fundamentais entre elas e as KPIs e você vai entender agora por quê.

As OKRs são estabelecidas com relação à empresa, ao time e ao funcionário. Isso permite que eles funcionem de modo muito diferente dos indicadores-chave de performance.

As OKRs são divididas em objetivos anuais, semestrais, trimestrais ou, até mesmo, bimestrais e ajudam as organizações a atingir suas metas com excelência e simplificar a gestão dos seus times.

Cada OKR é ainda subdividida em resultados-chave. Aplicando em um exemplo, a estratégia se estrutura assim:

  • OKR: ser a marca mais reconhecida entre os softwares de edição de imagem para celulares;
  • objetivo-chave 1: entender quais são as funcionalidades ideais em um software de edição de imagens;
  • objetivo-chave 2: conduzir pesquisas junto aos usuários para testar a implementação dessas funcionalidades;
  • objetivo-chave 3: aumentar a satisfação dos usuários no grupo de testes em 50%.

O fato de que as OKRs conduzem a equipe em uma direção específica, com objetivos determinados e mensuráveis, as tornam melhores do que os KPIs para aumentar a performance do time de engenharia, porque direciona para uma visão específica.

Em vez de comparar um ponto ou outro do trabalho, OKRs estabelecem um objetivo global e permitem que o caminho tomado para chegar até ele seja escolhido conforme o trabalho se desenvolve.

Como usar OKRs para melhorar a performance do time de engenharia?

Agora que você entendeu como as OKRs funcionam, é hora de ver o que elas podem fazer na prática pelo seu time de engenheiros.

Veja como utilizá-las a favor do seu negócio.

Simplificando os objetivos e as entregas

O framework das OKRs é mais simples do que o dos KPIs. Por isso, o time de engenharia perde menos tempo determinando quais metas precisa alcançar, consegue alinhar com facilidade os objetivos a serem atingidos e tem menos problemas ao comunicá-los.

Uma OKR tem estrutura simples e é tão fácil de lembrar que torna-se um mantra, unindo a equipe em torno de um ideal em comum.

Tornando mais eficiente a administração de recursos

Um dos pontos que mais prejudicam a performance do time de engenharia é a má administração de recursos, que faz com que eles percam tempo ou dinheiro demais em torno de um problema que não conduz ao desenvolvimento de alternativas melhores.

Como as OKRs são determinadas para o time, para os departamentos e para os indivíduos, elas delegam tarefas com simplicidade e objetividade, ajudando a distribuir recursos com mais eficiência.

Toda vez que uma situação não consegue ser contornada, é possível analisar a raiz do problema, pontualmente. E a equipe tem tempo e ativos disponíveis para focar novas opções e ser mais produtiva.

Acompanhando resultados, e não tarefas

Ao contrário dos KPIs, o objetivo das OKRs é focado em metas. Em vez de trabalhar com métricas que giram em torno de desempenho, horas trabalhadas e resultados que muitas vezes não guiam o time para a geração de valor, as OKRs são centradas em objetivos do negócio em médio e longo prazo.

Por causa disso, elas são a maneira certa de garantir a performance do time de engenharia.

No final de um período, é preciso fazer entregas concretas, que refletem a missão e os valores da empresa. Embora os KPIs possam auxiliar nesse processo, muitas vezes, estabelecem métricas de vaidade, que pouco avançam a agenda empresarial.

Gostou da ideia de melhorar a performance do time de engenharia com OKRs? Então, você vai adorar as dicas que compartilhamos em nossa newsletter. Assine-a agora mesmo!

Equipe de Redação

Autor

Equipe de Redação

Deixa uma resposta