Por que é difícil implantar um projeto SAM em minha empresa?

Abril 20, 2018

São muitas as razões pelas quais os projetos de Software Asset Management (SAM) podem não dar certo – principalmente porque as organizações geralmente tratam o SAM apenas como um projeto. Na realidade, a Gestão de Ativos de Software é um ciclo contínuo que requer atenção constante, verificação e ajustes. Não é simplesmente instalar uma ferramenta e esperar pelo melhor, mas é entender que colocar as pessoas, os processos e a tecnologia corretos no lugar certo pode impactar significativamente os resultados finais de uma organização de maneira positiva – tirando os ativos do lugar desconhecido e passando a ter domínio sobre eles.

Em um artigo de Kevin Hooton (conteúdo em inglês), líder norte-americano de SAM da SoftwareONE, ele observou que 75% de todos os grandes investimentos em tecnologia falham. Esse é um número grande e que assusta, mas muitas vezes pode ser relacionado a duas questões distintas: não ter participação executiva em uma determinada iniciativa e o que costumamos chamar de “dados sujos”. Os dados são um dos principais problemas que estamos ajudando os clientes em uma base contínua em relação à sua estratégia de SAM e seus negócios em geral. O uso de machine learning e inteligência artificial para encontrar tendências nos dados leva ainda mais longe para permitir que nossos clientes fiquem um passo à frente dos fabricantes e aumentem a conscientização sobre seus direitos de licenciamento e software, inventário e consumo – seja no local ou na nuvem.

Você tem visibilidade contínua de seus investimentos em software? Você está sempre acompanhando, avaliando
e gerenciando suas licenças de software e seu uso? Atualmente, muitas organizações são reativas em
gerir os seus investimentos em software e isso sempre aparece no momento de uma auditoria de fabricantes. Além disso, muitas organizações têm pouco controle sobre o que e onde ativos de software estão sendo usados e não possuem políticas e procedimentos para gerenciar gastos e riscos de auditoria. Empresas normalmente têm uma variedade grande de fabricantes em seu portfólio de software e isso torna a gestão de ativos um desafio para o time de TI. Pensando nestes desafios, a SoftwareONE desenvolveu o SAMSimple, serviço gerenciado que permite que você realmente tenha controle sobre seus ativos.

Nós entendemos algumas das razões pelas quais o SAM pode falhar e já discutimos neste blog sobre 5 equívocos mais comuns sobre gestão de ativos de software. Mas, o que podemos fazer para garantir que o SAM seja realmente bem-sucedido? A SoftwareONE realizará uma série de webinars ao longo dos próximos três meses para ajudar você a garantir uma jornada ideal com seus ativos de software. O primeiro webinar examinará mais detalhadamente como evitar os erros comuns que muitas organizações cometem em sua jornada SAM e quais etapas você pode seguir para garantir que está no caminho certo.

Webinar Exclusivo e Gratuito

 

Equipe de Redação

Autor

Equipe de Redação

Deixa uma resposta