Processamento de dados: como reduzir os custos para sua empresa?

março 5, 2020

Toda empresa armazena dados importantes sobre o negócio — como métricas internas, dados de clientes, relatórios etc. —, porém nem todas elas os utilizam de maneira adequada. Isso ocorre principalmente devido à ineficiência no processamento de dados, que permite extrair deles informações valiosas para embasar a tomada de decisões na organização e melhorar os processos e a experiência dos clientes.

O processamento de dados exige bastante atenção por parte da equipe de TI, já que qualquer erro pode impedir o aproveitamento correto das informações e até mesmo colocá-las em risco. Por esse motivo, é sempre aconselhável buscar formas de atualizar e otimizar o processo de gestão de dados da empresa — o que pode, inclusive, gerar economia.

Quer saber como reduzir custos com o processamento de dados no seu negócio? Continue acompanhando o post!

A importância do processamento de dados para as empresas

Um bom processamento envolve desde o armazenamento correto dos dados até sua análise e obtenção de informações capazes de gerar valor para o negócio. Isso permite encontrar, por exemplo, padrões no comportamento de consumidores e pontos de melhorias em processos organizacionais.

O processamento de dados, quando feito de maneira adequada, traz diversas vantagens à empresa, principalmente no que diz respeito à diminuição de gastos. Um estudo mostrou que o investimento correto na gestão de dados pode gerar:

  • redução de custos — registrada por 70% das empresas;
  • menores riscos de segurança;
  • impulsionamento de novos fluxos de receita;
  • maior conformidade de dados;
  • novas oportunidades de mercado — sendo que 84% dos participantes acreditam que só uma gestão eficiente de informações pode propiciá-las.

As estratégias para redução de custos com processamento de dados

Para obter o melhor retorno sobre o investimento em processamento de dados, é preciso contar com tecnologias corretas para apoiá-lo. Dessa maneira, não só é possível gastar menos dinheiro no processamento como também ter em mãos informações confiáveis que ajudarão a estruturar estratégias e melhorar processos, com o propósito de reduzir custos.

Veja a seguir algumas estratégias que podem auxiliar na diminuição de custos com processamento de dados.

Investimento em nuvem

A adoção da cloud computing é uma boa estratégia para diminuir gastos em TI, já que permite utilizar recursos computacionais de forma flexível e armazenar dados de maneira segura. Com ela, você paga somente pela capacidade de processamento e armazenamento da qual necessita, além de guardar seus dados empresariais em servidores robustos e devidamente protegidos.

Outra vantagem é o fato de que os gastos com manutenções de servidores internos e data centers podem ser bastante reduzidos com a ajuda da computação em nuvem. Isso porque as aplicações e os dados passam a ser armazenados fora da empresa e podem ser acessados a qualquer momento por meio da internet — o que agiliza os processos internos.

Uso de Big Data

Com o avanço da transformação digital, uma quantidade cada vez maior de dados é gerada diariamente. Por isso, o uso de ferramentas de Big Data e análise de dados é essencial para fazer um melhor uso dos dados. O processamento de grandes quantidades de dados é complexo e necessita de tecnologias específicas para que informações valiosas sejam extraídas e transformadas em conhecimento útil para o negócio.

Os principais problemas com dados que devem ser evitados

Frequentemente, algumas questões surgem nas etapas de processamento e utilização de dados nas empresas. É importante conhecê-las para evitar que causem problemas. Veja quais são as principais na sequência.

Indisponibilidade

Para que os dados empresariais possam ser utilizados de forma eficiente, é preciso que eles estejam sempre disponíveis para as equipes nos diversos setores da empresa. Porém, muitas vezes isso não acontece, já que os dados acabam ficando retidos em somente um departamento. Isso acontece devido à falta de integração entre os diversos setores empresariais. Além disso, qualquer problema no servidor onde os dados estão armazenados pode dificultar o trabalho e até mesmo paralisar as atividades da organização.

A fim de resolver esse problema, é importante garantir a integração entre os sistemas empresariais, de modo que as equipes contem sempre com dados atualizados, confiáveis e disponíveis. A melhor forma de fazer isso é por meio da computação em nuvem, já que é um serviço com alta disponibilidade e que facilita a integração de sistemas.

Análise inadequada

Muitas empresas focam apenas o armazenamento de dados, mas não investem em ferramentas para analisá-los. Algumas delas até fazem esse investimento, porém não definem métricas nem objetivos a serem alcançados com a estratégia, o que faz com que ele não traga nenhum retorno satisfatório. Portanto, é importante investir em tecnologias de análise, como as ferramentas de Business Intelligence.

Falta de segurança da informação

Todos estamos sujeitos a nos tornarmos vítimas de vírus e ataques cibernéticos. Isso representa um perigo muito grande para usuários domésticos, mas é ainda pior para as organizações. Um estudo feito com pequenas empresas mostrou que 60% das companhias que sofreram perda de dados encerraram suas atividades dentro de 6 meses e 72% delas desapareceram em até 24 meses.

Além disso, com a entrada em vigor da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), as empresas precisam redobrar os cuidados para evitar vazamentos de dados. A empresa é legalmente responsável pelas informações de clientes que armazena, portanto, precisa garantir a proteção dos dados por meio de investimentos eficazes em segurança da informação.

A não conformidade com a LGPD pode resultar em multas para a organização, além da consequente perda de reputação perante os clientes. Dessa forma, investir em cibersegurança é uma forma de prevenir perdas financeiras, o que pode ser mais importante que reduzir custos já existentes.

Como você viu, o processamento de dados é uma das atividades de TI mais relevantes para o andamento do negócio e influencia diretamente sua capacidade de aproveitar melhores oportunidades. Por isso, é importante aplicar estratégias para executá-la com qualidade, sem que isso implique em gastos desnecessários para a organização.

Você gostou do artigo e deseja ler mais sobre assuntos relacionados à TI? Assine já a nossa newsletter e não perca nenhuma novidade!

Microsoft TeamsPowered by Rock Convert
Equipe de Redação

Autor

Equipe de Redação

Deixa uma resposta