Profissional de TI: generalista ou especialista? Qual carreira escolher?

abril 10, 2019

Você quer ser um profissional de TI, mas ainda não sabe bem que rumo tomar nessa carreira? Existem muitos cursos e certificações diferentes no mercado para quem deseja se aventurar no mundo da tecnologia, e isso pode ser um desafio para aqueles que ainda não definiram exatamente o que buscam.

Então surge uma dúvida cruel, se aprofundar em um assunto e tornar-se especialista ou procurar diversificar ao máximo o conhecimento e ser reconhecido como um generalista?

Se essa também é a sua dúvida, vamos mostrar os dois lados dessa moeda, para que você possa buscar a melhor alternativa para a sua carreira. Continue conosco!

O profissional de TI generalista

O profissional generalista não é aquela pessoa que retém conhecimento acerca de tudo, até porque em TI isso seria impossível, devido à evolução digital. Mas é aquele profissional que busca diversificar seus campos de atuação, estando em contato com o maior número de tecnologias possível, sem se aprofundar demais em nenhuma delas.

Esse tipo de visão horizontal pode ser procurado pelas empresas para ser utilizado como um profissional “coringa”. Assim, qualquer que seja a necessidade do negócio, é grande a chance desse colaborador já possuir conhecimentos básicos sobre o tema.

O profissional de TI especialista

O especialista é aquele profissional que dedicou boa parte de seus estudos a uma linha, conceito ou tecnologia específica, tornando-se um grande conhecedor disso. Essa expertise pode ter sido conquistada com experiência de mercado, cursos e até mesmo por meio de certificações.

IBM CloudPowered by Rock Convert

É uma visão vertical, que pode ser utilizada pelas empresas na hora de adotar uma nova tecnologia da qual se espera grandes mudanças, exigindo a contratação de alguém que realmente detenha conhecimento suficiente para liderar uma implantação.

A sua carreira em TI

Não é necessário salientar que cada um destes profissionais detém certa demanda no mercado e que se tornar tanto um especialista como um generalista, tem seus benefícios e desvantagens.

O profissional que está ingressando no mercado, ou aquele que já possui tempo de estrada e busca uma mudança em sua carreira, tem de ter em mente que o melhor a se fazer não é escolher um dos dois, e sim realizar uma mescla entre estas duas visões.

Em busca de uma maior valorização do mercado, o profissional deve optar por certas tecnologias para aprofundar seus conhecimentos, visando a especialidade. Além de se manter atualizado acerca de outros assuntos em tendência no mercado, para ampliar seu conhecimento geral.

Para desenvolver um híbrido de especialista e generalista, o profissional deve buscar certas habilidades, dentre elas:

  • ser multidisciplinado e versátil;
  • ter uma ou mais especialidades técnicas;
  • possuir um conhecimento geral do nicho que atua;
  • ser pró-ativo na busca por novos conhecimentos;

É interessante afirmar que não existe um perfil mais correto que outro, e que tudo depende de como o profissional se sentirá melhor com relação aos seus conhecimentos, além do mercado no qual deseja atuar.

E ai, conseguiu perceber a diferença entre um profissional de TI generalista ou especialista? Compartilhe este post em suas redes sociais, para que seus amigos e colegas também possam decidir-se acerca do tipo de perfil deles!

Powered by Rock Convert
Equipe de Redação

Autor

Equipe de Redação

Deixa uma resposta