Como controlar e gerenciar o orçamento e gastos dos seus recursos em nuvem? Entenda aqui!

agosto 28, 2019

Gerenciar os ativos de software e gastos em nuvem é um desafio para organizações que ignoram a contribuição da tecnologia para essa prática. Esse processo pode ser simplificado e abranger desde soluções on-premise até a nuvem de ponta a ponta — basta utilizar o sistema correto.

Neste artigos vamos falar de uma plataforma que fornece visibilidade a todo o ambiente de software, o PyraCloud. Dentro desse escopo, oferece informações sobre práticas de Gerenciamento de Despesas de Serviços em Nuvem (CSEM), gestão de orçamento e gastos e até maneiras de potencializar o valor das licenças utilizadas na sua empresa.

Os benefícios da solução ainda vão muito além. Por isso, vamos abordar as suas principais características, por que vale a pena utilizá-lo e como contratar a plataforma. Continue lendo!

Por que utilizar o PyraCloud?

O PyraCloud é uma solução de gestão de portfólio de software on-premise e em nuvem. É ideal para qualquer empresa que deseja focar o compliance de soluções, porque oferece visibilidade, controle dos ativos e melhoria do gerenciamento. O resultado são ganhos em facilidade de gerenciamento, agilidade, economia e transparência.

Ao conquistar esses benefícios, torna-se mais fácil alocar os recursos e alcançar os resultados desejados. Um exemplo simples é percebido quando a companhia migra para a nuvem. Ela busca inovação, crescimento e eficiência. No entanto, nem sempre atinge esses propósitos.

Ao mapear todos os serviços em nuvem usados na empresa e quem os utiliza, é possível identificar gastos desnecessários e determinar melhor o orçamento a ser investido nessa empreitada. Caso contrário, a chance é de cair no problema apresentado pelas maiores das organizações, que é de gastar até três vezes mais que o esperado.

Com o PyraCloud, isso não acontece. Os dados oferecidos pela plataforma permitem gerenciar o portfólio global de produtos de software utilizados e definir quais serviços em nuvem são os mais adequados para o seu negócio, a partir dos requisitos exigidos.

Devido às suas vantagens, a solução gerou uma economia de 32% ao Banco Votorantim. A empresa é a 5ª maior instituição financeira do Brasil, com foco no financiamento de carros usados, kits de energia solar e crédito pessoal. No atacado, a atenção é voltada para a gestão de ativos, fortunas e dinheiro.

Com 4 mil colaboradores e aproximadamente mil parceiros, a plataforma é utilizada de duas formas, segundo o Gerente-executivo de Infraestrutura do Banco Votorantim, Marcus Aguiar:

  • controle de budget;
  • monitoramento de quais mailboxes deixaram de ser usadas, por exemplo, nos últimos 90 dias.

O controle permitiu identificar cerca de 500 mailboxes sem utilização frequente, sendo 300 passíveis de eliminação. A gestão ainda percebeu a possibilidade de gastar menos dinheiro para realizar os mesmos investimentos. Assim, foi gerada economia de 32% à instituição financeira.

O case de sucesso ainda trouxe melhor alocação de recursos. A visualização facilitada contribuiu para um consumo mais consciente, tanto que o orçamento de 2018 — que deveria durar até dezembro/18 — foi ampliado até abril de 2019.

Esse resultado foi possível pelos controles técnicos de redução dos servidores. Assim, a infraestrutura em nuvem foi utilizada de maneira mais eficiente, a partir das informações fornecidas pelo PyraCloud.

Quais são as funções e funcionalidades do Pyracloud?

A plataforma oferece uma visão completa de todos os contratos de software existentes na companhia, com detalhes sobre renovações e respectivas datas, produtos abrangidos, previsibilidade de renovação e qual será o custo. Além disso, os processos de compra são digitalizados pela solução por meio de um marketplace.

Dessa forma, o sistema trabalha com essas duas funções — aquisição e gerenciamento contratual —, o que facilita verificar todo o ciclo de vida do software, desde o momento da compra até a renovação. Além disso, é trabalhada a gestão de cloud, que também é a de consumo.

Por meio do gerenciamento em nuvem, é possível identificar o gasto em diferentes plataformas. A visão fornecida não é a do fabricante, mas sim o aspecto interno da companhia.

O gerenciamento de consumo ainda é granular e oferece uma característica mais estratificada do custo. Mais que isso, há transparência para a gestão de contratos, especialmente no que se refere a:

  • entendimento e regularização dos contratos de software, com definição de catálogos globais, preços e processos de compra;
  • visibilidade e insights sobre direitos de software, inventário e consumo, a fim de fazer comparações e preparar a empresa para renovações e auditorias;
  • controle dos recursos em nuvem para otimizá-los;
  • previsibilidade e gestão de gastos com nuvem, com delimitação de orçamentos para rastreio e otimização dos recursos.

Em 2018, o software ainda passou por uma reformulação, que acrescentou funcionalidades. Entre as principais estão as que destacamos a seguir.

Renewal Manager

Os clientes têm a chance de planejar e gerir as atualizações futuras, como os vencimentos baseados em datas, a fim de priorizar contratos relevantes. Ainda sinaliza os produtos incluídos nas atualizações. Com essas informações, a sua empresa adota uma posição diferenciada e proativa, de acordo com as necessidades do negócio.

EA True-up Module Update

As atualizações realizadas no Microsoft Enterprise Agreement True-up Module simplificam a solução. Entre os recursos estão:

  • EA Wizard Setup: simplifica a captação de clientes e informações associadas;
  • EA Asset Allocation: facilita a alocação dos produtos EA para a unidade de negócios;
  • EA Reporting: melhora o relatório sobre como os produtos da Microsoft EA são utilizados na companhia.

Persona-based dashboard

Os blocos compilados indicam os dados relevantes e derivados de fontes em tempo real. Uma cópia das informações mais importantes é repassada para subsidiar os usuários nas tomadas de decisão e torná-las mais acertadas.

Notification hub

A plataforma oferece a localização centralizada para usuários gerenciarem as notificações para as diferentes funções do sistema. Isso fornece mais autonomia.

Cloud Tenant Setup

O serviço de ativação do PyraCloud ajuda os clientes a configurarem as assinaturas do Microsoft Azure. Assim, as permissões necessárias são adquiridas para gerenciar a nuvem.

Ainda existem outras funcionalidades. Todas elas visam a simplificação de uso. Entre elas estão:

  • procurement work bench, para digitalização do processo de compra de software;
  • renew management, para gestão de contratos de tecnologia;
  • cloud spend management, para gerenciamento de consumo em cloud.

À medida que as organizações se movem para um mundo dinâmico e multicloud, as empresas acham cada vez mais difícil assumir o controle do seu ambiente. O refinamento do PyraCloud oferece maior facilidade e praticidade aos nossos clientes. Sendo assim, eles podem tirar o máximo de benefícios da plataforma.

Como contratar a plataforma Pyracloud?

Contratar a solução traz diferentes benefícios, como ficou claro ao longo deste post. A ferramenta está em constante melhoria.

Antes, a gente tinha várias funcionalidades separadas, que chegavam ao mesmo objetivo dessa função. Agora, otimizamos e visualizamos melhor como o cliente interage com a funcionalidade por meio de um work bench, um painel de trabalho de gerenciamento de todos os processos de compras.

Por esse motivo, a plataforma é muito usada como ponto de referência para abrigar updates/downgrades, dados de direitos, diferentes geografias etc. A partir disso, é possível comparar os dados com a forma como o software é usado. Para o futuro, a expectativa é a incorporação dos aspectos financeiros, especialmente ferramentas de elaboração de budget.

Para contratar a solução, é necessário entrar em contato com a SoftwareONE. Você pode solicitar uma demo ao vivo a fim de entender melhor o sistema, conhecer a melhor forma de utilizá-lo e compreender de que maneira ele se ajusta ao seu negócio.

Por que comprar a solução da SoftwareONE?

A SoftwareONE oferece funcionalidades específicas e de propriedade intelectual. Dois exemplos são a digitalização do processo de compra de software e a gestão de contratos de tecnologia.

Além disso, a SoftwareONE oferece serviços específicos, que auxiliam a sua empresa a alcançar os objetivos estratégicos. O nosso diferencial é unir essas funcionalidades em uma única plataforma. A gente fala que é um painel único para um mundo híbrido de tecnologia, como ocorre no mundo container e cloud.

Dessa forma, o PyraCloud ajuda a sua empresa a atingir os objetivos de negócio, economizar recursos, fazer uma alocação melhor e ter uma visualização mais clara do gerenciamento de ativos. Com a ajuda da SoftwareONE, a solução se torna ainda mais completa e adaptável à sua companhia.

Achou interessante conhecer melhor essa plataforma e saber como ela auxilia o seu negócio? Leia mais na entrevista de Mike Gersten sobre o PyraCloud, gastos com SaaS e como gerenciar tudo isso!

Powered by Rock Convert
Igor Nunes

Autor

Igor Nunes

Deixa uma resposta