ROI em TI: calcule e verifique o retorno dado pelo setor

março 10, 2017

O investimento em solução de TI já faz parte das estratégias de inúmeros negócios. A utilização de tecnologia é relacionada regularmente a ganhos de competitividade e melhora da performance operacional de profissionais.

Para garantir que a aquisição de ferramentas como os sistemas de computação em nuvem e SaaS tenham o máximo de retorno, gestores devem utilizar técnicas de análise precisas. Uma delas é o cálculo do ROI em TI, um indicador que dá ao negócio uma visão ampla sobre todos os fatores envolvidos no investimento em novos sistemas.

Veja abaixo tudo o que você precisa saber sobre o ROI e a sua aplicação em TI.

O que é o ROI?

Sigla para Return Over Investment, algo que em português pode ser traduzido como Retorno Sobre o Investimento, o ROI é um indicador que é utilizado para avaliar como um investimento afetará as receitas de um negócio. Levado para a área de TI, ele torna a aquisição de ferramentas algo mais lucrativo e eficiente.

O cálculo do ROI em TI leva em conta vários fatores — ganho de produtividade, os objetivos do investimento e as novas receitas são alguns deles. Isso dará à empresa uma visão abrangente sobre todos os aspectos que envolverão o investimento.

Quais os tipos de investimentos que envolvem o setor de TI?

Os investimentos em tecnologia feitos no ambiente corporativo podem envolver uma série de objetivos, conforme apresentado abaixo.

Necessários para a operação do negócio

Esse é o caso das ferramentas que serão incorporadas a processos críticos do empreendimento, como sistemas de e-mail.

Planejados para otimizar a operação do negócio

Essas ferramentas agilizam rotinas, automatizam atividades e tornam a rotina da companhia mais eficiente. Assim, profissionais conseguem ser produtivos e errar menos.

Voltados para a companhia aumentar a sua carteira de clientes e parceiros comerciais

Esse é o caso das ferramentas que tornam a empresa mais competitiva e inovadora, como serviços de cloud computing.

Como calcular o ROI em TI

Como dito anteriormente, o cálculo do ROI em TI deve considerar uma série de fatores. Em termos financeiros, esse é um indicador que possui uma fórmula simples:

ROI =(ganho obtido – investimento inicial) ÷ investimento inicial

Se uma empresa investiu R$ 2.000,00 em um sistema de gestão, por exemplo, e o seu retorno foi de R$ 4.000,00, o ROI total é de 100%.

Mas, como a área de tecnologia é complexa, o responsável pelo cálculo do ROI deve considerar outros fatores. Muitos dos benefícios proporcionados pela tecnologia, como ganho de competitividade, redução de erros e automatização de processos não estão ligadas diretamente aos ganhos financeiros do empreendimento. Portanto, o ROI precisa ser visto como um indicador mais abrangente.

Sempre que for calcular o ROI em TI, busque avaliar todos os fatores que serão afetados pelo investimento. Dessa forma, a companhia poderá identificar soluções que otimizam a cadeia operacional com facilidade, deixando de fazer escolhas voltadas diretamente para os ganhos financeiros. Consequentemente, a capacidade de atingir metas será ampliada continuamente.

Gostou da nossa postagem e quer ficar por dentro das novidades do nosso blog? Siga nossos perfis no Facebook,Twitter e LinkedIn.

Powered by Rock Convert
Equipe de Redação

Autor

Equipe de Redação

Deixa uma resposta