Saiba como proteger dados da empresa, seu maior patrimônio

julho 21, 2016

Os dados compõem um valioso patrimônio da sua empresa e merecem ser protegidos como tal. Os riscos vão muito além de um desastre, roubo de hardware ou acessos não autorizados. Os desafios da área de TI são exponenciais conforme novas tecnologias e hábitos surgem, como a cultura de BYOD (Bring Your Own Device) entre os colaboradores. E já sabemos como a TI é uma área chave para sua estratégia de negócio, então, quanto menos demandas para resolver ela tiver, mais sua empresa poderá focar na produtividade. Para saber se você está com uma infraestrutura adequada para proteger seus dados, vamos a alguns pontos essenciais.

Ameaças em constante evolução

As redes de empresas estão sob constante ameaça de ataques de hackers, malware, “bots” automatizados entre outros. Estas ameaças estão sempre sendo atualizadas, o que pode se tornar um grande desafio para a TI de uma pequena ou média empresa. Transferir a segurança dos seus dados para nuvem pode ser uma saída em conta, já que alguns serviços fornecem proteção de segurança 24×7 e são constantemente atualizados. Diante desta vantagem, a equipe de TI, tal como todas outras da empresa, podem ter sua produtividade aumentada, focando recursos e energia em pontos críticos, deixando toda a segurança para o serviço em nuvem. Mesmo assim, algumas ações, como backups, devem ficar a cargo do contratante, portanto, converse com um especialista para esclarecer detalhadamente todos os pontos.

Um exemplo disto, é que o nível básico de segurança, que exige ter pelo menos um antivírus instalado em todos os equipamentos, não é levado para nuvem, e sim, seu gerenciamento de antivírus. Ou seja, a instalação de antivírus deve estar previamente configurada.

Comportamento de risco

Talvez você ainda não tenha ouvido falar em BYOD, mas certamente vai identificar este comportamento que a tecnologia trouxe para o ambiente de trabalho. A sigla em inglês para Bring Your Own Device (algo como, Traga Seu Próprio Dispositivo) refere-se ao hábito dos funcionários utilizarem seus gadgets para se conectarem a serviços, como o e-mail empresarial ou acesso remoto ao servidor. Se por um lado isto traz benefícios, como não precisar comprar aparelhos para os funcionários, por outro lado traz riscos, pois os mais variados sistemas operacionais podem abrir brechas para ataques e vazamento de informações sigilosas.

man-holds-digital-tablet-in-his-handsÉ um fenômeno que as companhias precisam se adaptar. Para garantir que a sua TI está bem adequada para este comportamento, gerentes de TI devem considerar a sua estratégia para padronizar e automatizar o BYOD, que pode ser facilmente gerenciado por serviços em nuvem.

Com isto você garante pontos fundamentais de segurança para o uso de gadgets pessoais no ambiente de trabalho, como a Gestão do local de Trabalho, Gerenciamento de Dispositivos Móveis, Virtualização Workplace e Mensagens e Colaboração.

Então vamos a um resumo. Uma estratégia eficiente de TI deve ser traçada considerando estes três pilares:

Proteção contra ameaças avançada – A proteção avançada deve ir além da proteção tradicional e incluir respostas rápidas às ameaças menos comuns, tais como as APTs (ameaças executadas por atividade humana criadas para violar sistemas e roubar dados valiosos), que requerem a detecção proativa e remediação mais rápida em todos os pontos de controle.

Proteção de informação local e na nuvem – A estratégia é assegurar a proteção de dados e identidades, independentemente de onde os dados residem: no local, em trânsito ou na nuvem.

Segurança como um serviço para ajudar as organizações – Gerencie seus ambientes trabalho além do monitoramento tradicional e ofereça resposta a incidentes, inteligência aplicada e simulação de segurança.

Concluindo…

A nuvem vai trazer uma grande tranquilidade para o seu negócio. É preciso realizar um balanço e considerar o investimento nos serviços de nuvem, eles vão desafogar a área de TI da sua empresa e garantir a proteção do seus dados e ataques, além de prevenir vazamentos de dados importantes por uso de dispositivos pessoais no acesso à rede da companhia. Se você ainda não está na nuvem, vale a pena pensar sobre.

Powered by Rock Convert
Equipe de Redação

Autor

Equipe de Redação

Deixa uma resposta