LICENÇAS DE SOFWARE SIMPLIFICADAS CRIAM VANTAGENS EMPRESARIAIS PARA A COBIS

setembro 24, 2019

PARCERIA DA COBIS COM A SOFTWAREONE PARA IMPULSIONAR O CRESCIMENTO DO MERCADO

“CONFIAMOS NA  SOFTWAREONE. ESSE  RELACIONAMENTO TEM NOS  AJUDADO A CRESCER E  PROPORCIONADO UM  GRANDE VALOR”

Emilio Casa, Gerente de TI da COBIS

A COBIS estava planejando uma nova expansão de mercado no México e na América do Norte, cujo êxito  exigia um apoio substancial da sua equipe de TI. No entanto, não foram cumpridos os requisitos para o  controle de gerenciamento de ativos de software não foram cumpridos. Com a seleção e a  implementação do SAMSimple e do PyraCloud da SoftwareONE, a COBIS obteve o controle de todas as  licenças de software –incluindo compras, monitoramento de usuários, renovações e gerenciamento de  gastos. As plataformas administram e otimizam o software tanto em instalações quanto na nuvem com  um ROI estimado de 184%. Com o SAMSimple e o PyraCloud, a SoftwareONE agregou competências  essenciais, que ajudam a promover o sucesso geral dos negócios da COBIS.

Sobre a COBIS

A COBIS é uma empresa multinacional de software bancário, estabelecida em 1953, com sede nos Estados  Unidos. Atendendo a clientes na América do Norte e do Sul, a COBIS associou-se a instituições financeiras a  fim de identificar necessidades tecnológicas e tendências bancárias, desenvolvendo um software financeiro  sofisticado para satisfazer a essas necessidades. Seu software é projetado para adaptar-se rapidamente às  demandas do mercado e ajudar os clientes a se prepararem para o futuro do banco.

Desafio

A COBIS estabeleceu uma base importante de clientes na América do Sul, com bancos no Equador, na  Bolívia, Colômbia e Argentina. Foi planejada, agora, uma nova expansão de mercado no México e na  América do Norte. O sucesso nos novos mercados exigiu um apoio substancial da equipe de TI da COBIS.  O serviço com base em servidor foi atualizado para uma oferta de serviço de software na nuvem, com  base em SaaS. Assim, novos níveis de flexibilidade foram criados, ao mesmo tempo em que os custos para  os clientes foram reduzidos. Além disso, a qualidade e a disponibilidade do serviço contínuo têm se  tornado cada vez mais essenciais para atrair e apoiar novos clientes – mantendo também a satisfação dos  clientes existentes.

Desafios-Chave

  • Planos de expansão de mercado; 
  • Requisitos essenciais do serviço de TI; 
  • Suporte SaaS;
  • Licença de software e gerenciamento de gastos; 
  • Satisfação do cliente.

Os ativos de software, essenciais para qualidade do serviço e controle de custos, exigiam uma  administração cautelosa em todas as localizações da empresa e de seus clientes. Controlar o  uso de software de terceiros foi fundamental para fornecer – a todos – uma distribuição mais  eficiente e precisa de serviços e custos.

Após tentar manter o controle dos ativos utilizando a experiência interna de funcionários e ferramentas simples, não se cumpriram as expectativas para  o gerenciamento de ativos de software.

Descoberta

A equipe de TI da COBIS se propôs a encontrar uma solução integral capaz de controlar e medir todos os ativos de software em uso.

Ansiavam por uma ferramenta única, que oferecesse os benefícios de monitorar e compreender os ativos de softwares que utilizavam,  atribuídos a um parceiro específico. Isso tinha como objetivo explícito rastrear e administrar as renovações de software com um esforço mínimo,  além de agregar valor às transações comerciais diárias. Também esperava-se aprimorar a identificação de softwares que não estavam sendo  utilizados. O uso eficiente do software foi uma medida de gastos rastreada pela equipe executiva da COBIS.

Depois de avaliar o Flexera como solução local, a COBIS também examinou o SAMSimple da SoftwareONE. Como oferta de serviços gerenciados, o  SAMSimple foi um investimento mais atrativo. Ele evita o custo alto de uma solução baseada em servidor, ao mesmo tempo em que proporciona  flexibilidade para expandir ou contratar licenças, de acordo com as necessidades comerciais. “A flexibilidade do SAMSimple chamou a nossa  atenção porque nos permite crescer lado-a-lado com serviços adaptados minuciosamente às necessidades do cliente”, disse Casa. Além do  SAMSimple, a COBIS descobriu o PyraCloud, uma plataforma da SoftwareONE que administra e otimiza o software em instalações e na nuvem. O  PyraCloud oferece informações sobre o gasto do software, assim como tendências para se obter títulos de software de maneira efetiva e reduzir o risco.

Quando a COBIS avaliou o SAMSimple, a SoftwareONE demonstrou um profundo conhecimento técnico do software, bem como uma  compreensão dos detalhes de licença dos fabricantes. Por sua vez, estes são, essenciais para eliminar obstáculos técnicos que tinham sido  um desafio anteriormente.

Por fim, realmente confiamos na capacidade e no conhecimento da SoftwareONE para resolver problemas complicados de licença, ajudando-nos a fazer um uso mais rentável de cada produto de software. Agora é muito mais fácil para nós compreendermos o que temos instalado em nossa infraestrutura, como ela é  vinculada aos contratos de licença e – o mais importante – como utilizar melhor cada ativo de software.

Emilio Casa, Gerente de TI da COBIS

Solução

Para avaliar o SAMSimple de forma completa, a COBIS conduziu um programa piloto para compreender requisitos operacionais e revisar os relatórios  disponíveis. A gerência executiva da COBIS reconheceu a necessidade de um controle mais rígido dos ativos de software, e a empresa, por sua vez,  estava preparada para realizar os investimentos necessários em recursos e ferramentas apropriadas. Como resultado, foram atribuídos orçamentos de  outros projetos e, com o pleno apoio de cargos executivos, a implementação do SAMSimple se tornou uma prioridade.

A SoftwareONE e a COBIS projetaram uma equipe de planejamento e implementação que uniu recursos técnicos e operacionais de ambas as empresas.  Algumas questões técnicas menores foram resolvidas de imediato, e o projeto avançou sem problemas. ” A sinergia surgiu de imediato”, afirmou Casa.  “Não nos deparamos com atrasos relevantes, e estou certo de que foi porque o nível técnico de todos os membros da equipe cumpriu com nossas  expectativas”.

A pior coisa pior que se pode fazer é uma renovação sem informações específicas. É preciso saber as quantidades de  software que realmente serão usadas. No nosso caso, foi bom começar antes. Mas tínhamos a vantagem dos relatórios  fornecidos pelo SAMSimple para compreender as quantidades de renovação para cada título de software. Alguns, inclusive,  foram renovados no dia em que venciam os contratos! Foi um projeto minucioso e crucial para o nosso negócio geral, e não  teríamos conseguido o implementar sem o SAMSimple. Agora temos o SAMSimple, juntamente com o PyraCloud, para nos ajudar a seguir potencializando o valor do software, tanto internamente quanto para todos os nossos clientes.

Emilio Casa, Gerente de TI da COBIS
SAMSIMPLE PARA A COBISCORP

A COBIS também se beneficiou do PyraCloud, juntamente com um Acordo de Licença de Prestador de Serviços (SPLA) da  SoftwareONE, para fornecer a seus clientes licenças flexíveis de software na nuvem. O SPLA permite à COBIS a expansão ou  redução das licenças conforme seja necessário. “A SoftwareONE nos ajudou a criar uma nova oferta de SaaS. É essencial ser  flexível e não estar preso a licenças fixas”, disse Casa. “Vamos supor, por exemplo, que um cliente solicite um novo serviço e  que tenhamos que implementar novos servidores para realizar testes. O SPLA, juntamente com o PyraCloud, proporciona  essa flexibilidade. São ferramentas essenciais que, juntas, tornam-se parte do serviço que oferecemos aos nossos clientes. Elas economizam tempo e ajudam a controlar custos.

A SoftwareONE tem desempenhado uma influência direta , em benefício do nosso desenvolvimento e gerenciamento  de código. Manter ativos de terceiros sob controle nos permite ser mais eficientes ao gerenciar a produção e os custos de nossas soluções.

Emilio Casa, gerente de TI da COBIS

Benefícios e Resultados

  • Controle preciso dos ativos de Software;
  • ROI estimado para três anos = 184%;
  • Conhecimento de todos os usos e usuários do software;
  • Maior flexibilidade na resposta do serviço às necessidades do cliente;
  • Distribuição de custos precisos de licenças aos departamentos internos;
  • Reuniões semanais de acompanhamento com a SoftwareONE e clientes;
  • Melhor o acesso e a compreensão dos relatórios de soluções;
  • Relação específica entre economia e porcentagens de investimento;
  • Renovações simplificadas e apropriadas, incluindo a remoção de licenças não utilizadas.
Milena Pinheiro

Autor

Milena Pinheiro

Deixa uma resposta