NOSSA PROPOSTA DE VALOR: COMO A SOFTWAREONE AGREGA VALOR EM SERVIÇOS GERENCIADOS DE SAM?

setembro 12, 2019

Muitos executivos interessados em Gestão de Ativos de Software (SAM) hoje sabem que o SAM é complexo. Todavia, eles frequentemente acreditam que a correção aparece na forma de automação. Muitos executivos perguntarão como a SoftwareONE agrega valor quando esperam sua ferramenta possa fazer isso tudo. Como nós respondemos?

Recentemente fomos questionados por um executivo de um grande banco na Cidade de Nova York – qual é o valor que a SoftwareONE fornece além da ferramenta de SAM?

Implícito em sua pergunta foi o pressuposto de que a ferramenta promete fornecer todas as informações necessárias que uma equipe de SAM precisa para impulsionar a conformidade e otimização, sendo assim, por que ele precisaria de mais alguém ou algo?

Nem sempre é fácil ter um gosto pelos trabalhos internos de um programa de SAM, especialmente quando você está prestes a gastar um milhão ou mais de dólares para comprar uma ferramenta de SAM a nível global que algumas empresas acham que deve “simplesmente executar o trabalho”. Como explicamos, o valor de serviços gerenciados, torna-se claro. É parar para pensar, “você acabou de comprar um cortador de grama, mas quem vai operá-lo, cuidar de seus aspersores, remover as ervas daninhas e aparar as sebes?”

Uma maneira simples de pensar sobre o valor que a SoftwareONE fornece em um serviço gerenciado de SAM é análoga a um serviço de gramado. A ferramenta de SAM é como o cortador de grama e a SoftwareONE é o jardineiro.

O CORTADOR

A primeira área onde a SoftwareONE agrega valor é o suporte da ferramenta. Em ambientes médios a complexos, isto é equivalente a 20-40 horas ou mais por semana e frequentemente uma consideração subvalorizada em alguns programas de SAM.

A importância deste suporte é proativamente:

  • Assegurar e aprimorar a saúde e design da ferramenta
  • Aprimorar a cobertura de descoberta para 100%
  • Monitorar as interfaces como SCCM, ADDM, UD, etc. (verificação semanal/mensal de importações de dados e o que mudou)
  • Desenvolver e manter integrações complexas a outros sistemas como o ServiceNow, Ariba e muitos outros
  • Atualizar as assinaturas de software na biblioteca de reconhecimento da ferramenta
  • Realizar atualizações em intervalos programados
  • Resolução de problemas

A SoftwareONE é frequentemente a primeira na linha de frente para apoiar as ferramentas de SAM devido à nossa experiência técnica profunda, tendo trabalhado com a maioria das ferramentas de SAM por mais de uma década. Para a maioria das ferramentas, temos privilégios de suporte premier que a maioria de outros provedores não tem – isso é, podemos escalar, se necessário, para as resoluções mais rápidas possíveis. Igualmente importante, os clientes querem uma empresa de serviço completo para manter a integridade do design através de operações para evitar atrasos e apontamentos. A SoftwareONE fez milhares de implementações de ferramenta de SAM e atualmente suporta mais de 500 clientes em nossos serviços gerenciados.

OS ASPERSORES

Assim como água para sua grama, sem dados confiáveis, um programa de SAM não serve de nada.

A verdade dura é obter uma ferramenta de SAM apta a contabilizar adequadamente 50.000 ativos, espalhados em quatros domínios, com 30.000 funcionários, 400 centros de custo, 16 regiões, usando três ferramentas de descoberta diferentes e em seguida, ajustar-se às inúmeras nuances nas regras de licenciamento que a ferramenta de SAM não lida automaticamente leva de seis a doze meses.

Obter dados confiáveis são o núcleo e a chave e isso está no motivo de onde as organizações fracassam. A maioria dos clientes acham que uma descoberta de ativo é o maior desafio, mas muito mais projetos de SAM fracassam devido a uma inabilidade de compreender os direitos de licença. Por quê?

  • Os direitos não podem ser automatizados – alguns clientes podem fornecer SKUs de software, descrições de produto precisas, etc.
  • Para direitos históricos, cada fabricante e compra precisam de verificação, e isso significa horas de trabalho em todos os contratos de software, acordos, renovações, true-ups (ajustes), etc.
  • Inabilidade de definir e suportar um balcão de licenças contínuo para importar novos direitos de PO, faturas, revendedores

A SoftwareONE alavanca cinco métodos diferentes para obter direitos úteis:

  • Extratos de arquivos de PDF de uma biblioteca de documento como Ariba, Documentum, etc.
  • Acesso direto a contratos para os principais fabricantes como Microsoft, Adobe, IBM, Oracle, SAP, VMWare, etc.
  • Trabalho com equipes de aquisição para obter POs (Pedidos de Compra), Cotações e Faturas
  • Estabelecer processo de Feed(s) de VAR onde cada mês os revendedores como a SoftwareONE, SHI, Insight e outros enviam extratos de seus sistemas de compra
  • Vá direto a um fabricante com um “script especial” para obter informações sem causar nenhuma preocupação que poderia gerar uma auditoria

A APARAGEM

Ao mesclar dados de direito e descoberta dentro de qualquer ferramenta de SAM, a maioria irá indubitavelmente ter a mesma resposta que um líder de programa de SAM do Fortune 100 teve em 2017. Este executivo no cargo escreveu:

“Relatórios de conformidade iniciais [produzidos pela ferramenta] estão alarmantemente divergentes”.

Em um cenário muito comum, os clientes falham em perceber que conectar fontes de dados e direitos na ferramenta de licenciamento não resulta “magicamente” em conformidade. A chave real é ter as pessoas que são especialistas na gestão de licenças e experientes na lista dos 20 e acima principais editores onde os clientes gastam 80% de seu dinheiro. A SoftwareONE fornece a maioria de seu valor estabelecendo programas de economia contínuos com foco em:

  • Evitar licenças (antes da compra)
  • Medir uso e recomendações para descontinuação
  • Reatribuição de licenças (recoleta)
  • Otimização de implantação e
  • Racionalização de ferramenta

O risco pode apresentar a si mesmo através da ferramenta e Posições de Licença Efetivas (ELP). Muito do risco frequentemente está enterrado nos detalhes de nível de item de linha até que seja empurrado para frente e destacado em inteligência acionável.

Com mais frequência, o risco é encontrado em áreas de processos fracas como aposentadoria de ativos, ou em não compreender totalmente as políticas de licenciamento do fabricante. Os consultores da SoftwareONE revisam cada processo de ciclo de vida de ativos e recomendam melhorias assim como produzem relatórios de índice que recomendam ações, destacam decisões necessárias e impulsionam economias de custo.

AS ERVAS DANINHAS

Aproximadamente 9 em 10 empresas hoje são muito mais imaturas e precisam de ajuda em termos de conhecimento e mão-de-obra de SAM. A SoftwareONE tem especialistas e as soluções para proteção nas situações de auditoria. Para um cliente recente, ajudamos a impedir uma auditoria de Microfoco completamente e depois disso identificamos mais de US$ 10 milhões em risco associado com como uma organização implantou virtualmente o Oracle.

O CENÁRIO

SoftwareONE são jardineiros. Achamos que as ferramentas de SAM são necessárias para fazer eficientemente os nossos trabalhos, mas por si mesmas, as ferramentas são inúteis. As ferramentas de SAM funcionam por causa das pessoas, processos e informações que são deixados nelas e, ainda assim, precisam de cultivo contínuo para funcionarem adequadamente.

Em uma enquete do Gartner de 2016, especialistas foram questionados “Qual é a funcionalidade da ferramenta de SAM mais importante? De longe, a resposta mais frequente (48%) disse um “Analista de SAM para fazer tudo isso ter um sentido” – fazer tudo isso ter um sentido é a nossa proposta de valor.

Equipe de Redação

Autor

Equipe de Redação

Deixa uma resposta