Seu cliente: é Namoro ou Amizade?

April 14, 2017

Quem é que nunca perdeu um cliente, não é mesmo? Todo empresário já passou por isso, não importa a área ou o porte da empresa. Nessa situação, vem o questionamento: por que perdi este cliente? Afinal, o que fiz de errado?

Ora, a pergunta mais importante é “O que NÃO fiz“. Na maioria dos casos, perdemos um cliente porque não conseguimos encantá-lo.

Encantar o cliente é um processo. É uma escolha. O cliente deveria ser tratado como alguém que você DECIDIU conquistar, que ESCOLHEU para passar o resto dos seus dias. Como um namoro, um casamento, uma união.

Pense sobre as pessoas mais queridas de seu circulo social. Você vai perceber rapidamente o que é encantar. É pensar na pessoa em primeiro lugar, é fazer de tudo para agradar, é surpreender, é estar presente, conversar, ser sincero. É conhecer o outro, fazer planos, respeitar, se comprometer, defender. É ajudar quando o outro precisa. É o famoso “na saúde e na doença, na alegria e na tristeza”.

Os relacionamentos duradouros são aqueles nos quais as pessoas se encantam todos os dias. Mas sempre pela mesma pessoa. É estar incondicionalmente ao lado de quem você escolheu: o seu cliente.

Se você tem um cliente, cuide bem dele:

  • Priorizar – tenha a mesma urgência que seu cliente. Os problemas dele também são seus. Não desista enquanto não solucionar
  • Atender bem – esteja sempre disponível, escute, dê retorno, cumpra com o que prometeu, não engane, se preocupe com ele, esteja presente
  • Surpreender – este é um dos segredos do encantamento. Faça aquilo que seu cliente não espera. Se o prazo era de 1 semana, então, faça em 4 dias. Todo os dias se pergunte o que fez pelo seu cliente

E então, vai ser namoro, ou amizade?

Quer saber mais sobre como melhorar sua relação com os clientes? Acesse nosso conteúdo especial sobre CRM (gerenciamento de relacionamento com clientes)!

Fernanda Ciancia

Author

Fernanda Ciancia

Marketing Leader SoftwareONE Brazil. Linkedin

Leave a Reply