Gestão de nuvem: conheça o gerenciamento eficiente do PyraCloud

outubro 21, 2019

No final de 2017, o Banco Votorantim se deparou com alguns desafios de controles técnicos, alto número de servidores e uso da infraestrutura, que impactavam seus resultados. Como tantas outras, a empresa percebeu a necessidade de otimizar a execução dos projetos e a infraestrutura de TI, a fim de ser mais eficiente e reduzir custos. A questão era: como alcançar esse propósito? A resposta passava por uma melhor gestão de nuvem.

Na busca por uma solução adequada, o gerente Executivo de Infraestrutura do Banco Votorantim, Marcus Vinícius de Aguiar, encontrou o PyraCloud, um software gerenciado que otimiza a nuvem e maximiza tanto o seu valor quanto os sistemas on-premises.

A partir dessa implantação, um dos principais resultados da instituição financeira foi o alcance de 32% de economia durante o ano de 2018 — o primeiro de uso do PyraCloud. Como? Acompanhe essa história e veja como o gerenciamento eficiente de um sistema na nuvem faz toda a diferença nos seus resultados.

A importância do gerenciamento da nuvem

Antes de entender como o Banco Votorantim chegou ao resultado já indicado, você precisa compreender o que é o gerenciamento de nuvem e por que ele é importante. Esse serviço tem o objetivo de facilitar os processos de gestão e organização do ambiente de cloud computing.

Por esse motivo, é necessário abranger além da implantação, a administração de recursos como servidores, database e aplicativos — até a performance, a segurança e a confiança da rede de monitoramento. Aqui também estão envolvidos os planos de contingência e de recuperação de desastres.

O motivo de englobar esse grande número de variáveis é simples: somente dessa forma é possível ser eficiente e alcançar os resultados esperados. Com o plano de contingência, por exemplo, você prevê impactos negativos que podem ser causados por alguma situação que fuja do controle.

Além disso, você tem a chance de focar em processos estratégicos e criar uma infraestrutura flexível e alinhada às necessidades do negócio. Tudo isso porque as rotinas de gestão e manutenção da infraestrutura do que está na nuvem são executadas por quem irá gerenciá-las.

Você também tem a garantia de embasamento nas melhores práticas de governança de TI. Essa certeza assegura a eficiência de diferentes rotinas, como:

  • monitoramento de recursos, inclusive de rede e servidores;
  • backup de dados;
  • verificação de disponibilidade;
  • suporte a usuários;
  • gestão do banco de dados;
  • alocação de recursos;
  • gerenciamento das licenças de software;
  • criação e aplicação dos planos de contingência e recuperação de desastres;
  • disponibilização e definição de Virtual Private Networks (VPNs).

Por abranger várias atividades, o gerenciamento dos sistemas de nuvem é bastante completo e garante que a empresa se mantenha dentro do orçamento. Esse foi um dos fatores que chamou a atenção do Banco Votorantim.

Na época, era necessário contar com vários recursos que ajudassem a reduzir custos. Na negociação com a SoftwareONE, a instituição financeira recebeu uma proposta com abordagens diferenciadas.

Dentro do contrato de Enterprise Agreement (EA) do Office 365, estariam incluídos o Cloud Solution Provider (CSP), o Contrato de Produtos e Serviços da Microsoft (MPSA) e o Server and Cloud Enrollment (SCE). O melhor é que todos seriam cobrados no método pay as you go.

Com essa proposta, seria inviável uma recusa. Afinal, todas as demandas do Banco Votorantim estavam sendo atendidas, como destaca Aguiar.

O enfoque da SoftwareONE foi o mais indicado e pudemos fechar o negócio dentro do nosso orçamento. A solução para os controles técnicos para reduzir os servidores, melhor uso da infraestrutura no modelo CPS implementado e com as informações fornecidas pelo PyraCloud, propiciaram que nossos custos em 2018 ficassem abaixo do orçamento previsto. Assim, em 2019, possuíamos recursos e controle necessários para entrar no modelo de contrato Enterprise Agreement do Office 365.

Esses não foram, porém, os únicos fatores positivos. O fundador LATAM e presidente do Conselho da SoftwareONE Brasil, André Fernandes, ainda informou: “A nossa parceria com a Microsoft nos possibilita entregar projetos que se adéquam à realidade e às necessidades dos nossos clientes. Essa flexibilidade e entendimento garantem o sucesso dos projetos, como o do Banco Votorantim, por exemplo”.

Em suma, o PyraCloud entrou na negociação para mostrar o diferencial da SoftwareONE. O resultado, como visto, ficou além do esperado. A economia significativa foi comprovada por análises devido ao uso do sistema.

A otimização da nuvem com o PyraCloud

Um dos aspectos principais do PyraCloud é permitir a visualização dos detalhes. Isso é possibilitado devido a dois principais módulos. Um deles é o de gestão de contratos. Outro é o de gerenciamento de custo da nuvem.

Para o gestor, há segurança de que as atividades são realizadas e estão dentro do orçamento previsto. Com isso, a empresa ganha em saúde financeira e ainda pode estruturar os recursos em cloud utilizados. A partir disso, é possível mapeá-los e dividir o budget de acordo com pessoas, projetos ou unidades de negócios.

A partir dos relatórios, é possível conferir se os gastos estão condizentes e fazer otimizações nos insights oferecidos pela plataforma. Por fim, há chance de fazer o charge back ou o show back do curso interno de cloud.

Todas essas funcionalidades ajudam a otimizar a nuvem pelo PyraCloud. Por meio dele, você controla os contratos de software das seguintes formas:

  • regularização de Govern Software Contracts, com definição de catálogos globais, preços e processos de compra;
  • aquisição inteligente e com menos risco devido aos insights sobre direitos dos sistemas, inventário e consumo (EIC). Assim, você adquire somente o que é necessário e a sua empresa está preparada para atualizações e auditorias;
  • controle de recursos em nuvem para acompanhar e otimizar as funcionalidades em diferentes provedores e unidades de negócios;
  • previsibilidade e gestão de gastos com nuvem pela definição de orçamentos com rastreio e otimização de valores em toda a organização dos recursos.

As ferramentas são nativas do PyraCloud, solução própria da SoftwareONE baseada no Azure. Ao ser integrado com o sistema em nuvem da Microsoft, é possível medir o consumo de cloud e soluções subutilizadas.

Foi assim que o Banco Votorantim economizou 32% em um ano. Afinal, conseguiu fazer um uso melhor dos recursos de TI e encontrou oportunidades de redução de custos.

Os benefícios do PyraCloud

A maioria das empresas que buscam o PyraCloud querem ter visibilidade, controle de portfólio de software e de gestão de ativos. Foi assim com o Banco Votorantim — e a estratégia deu certo. Quais são as vantagens específicas ao contar com esse sistema em nuvem? Confira os principais!

Facilidade de gestão

O PyraCloud fornece a visão de todos os contratos de software existentes na empresa, com renovações, datas de atualização, produtos incluídos, previsibilidade, quanto vai custar no próximo ano etc.

Além disso, o processo de compras de software é facilitado, porque é digitalizado pela plataforma. Tudo é adquirido de forma digital, como um marketplace. Isso fica conectado ao gerenciamento de contratos, um dos módulos do sistema.

Agilidade

O gerenciamento dos sistemas em nuvem oferecido pelo PyraCloud permite aumentar a vantagem competitiva do seu negócio. O tempo de posicionamento no mercado é reduzido e, se a sua empresa for sólida como o Banco Votorantim, vai ficar mais bem colocada diante da concorrência.

O benefício é derivado do acesso aos recursos baseados em cloud, que são otimizados para oferecer mais flexibilidade, agilidade e expansibilidade. Essa é, aliás, uma característica do SaaS, que tem gastos mais facilmente gerenciados.

Economia

O Banco Votorantim economizou 32% — e a sua empresa também pode conseguir esse benefício. Com o gerenciamento dos sistemas na nuvem, os custos operacionais são reduzidos devido ao modelo pay as you go. Você ainda dimensiona o ambiente de forma correta e evita desperdícios, que encarecem o trabalho.

Transparência

O PyraCloud traz transparência a diferentes processos, especialmente para a gestão de contratos. Como os dados são monitorados e disponibilizados, fica mais fácil encontrar gargalos, gerenciar os riscos e controlar os gastos. O resultado é uma ação mais consciente por meio de:

  • digitalização do processo de compra de software;
  • gestão de contratos de tecnologia;
  • gestão de consumo em cloud.

Seguindo essas dicas, a sua empresa alcançará os mesmos resultados positivos do Banco Votorantim. Basta contar com uma ferramenta adequada, como o PyraCloud. Com isso, o gerenciamento dos sistemas em nuvem será mais eficiente.

E você, quer conhecer mais sobre o PyraCloud e saber como ele é capaz de ajudar o seu negócio? Entre em contato conosco e veja com nossos especialistas como é possível alcançar esse propósito!

Powered by Rock Convert
Igor Nunes

Autor

Igor Nunes

Deixa uma resposta