Saiba o que levar em consideração ao escolher um software de RH

março 25, 2019

Toda empresa passa por um momento decisivo em que finalmente perceberá a necessidade de investir em software de RH. Geralmente, isso acontece quando sua ferramenta mais confiável para os cálculos de folha de pagamento, o Excel, começa a deixar a desejar.

Às vezes, porém, a decisão pode decorrer da percepção de que o software atual está custando mais do que o necessário e entregando um desempenho inferior. Não importa.

A seguir, listamos os elementos que você deve levar em consideração ao escolher um novo software de RH.

Elenque suas necessidades

Antes de decidir que software de RH melhor atende às suas expectativas, precisamos defini-las. Como fazer isso? Uma lista simples pode ajudar.

Inclua nela as necessidades que a sua empresa imagina suprir com o programa e determine que recursos são fundamentais a isso. Só assim será possível identificar a solução mais adequada para o perfil da sua organização.

Opte por uma interface de usuário intuitiva

Há uma razão pela qual aparelhos como o iPhone são um sucesso: eles são fáceis de usar e bastante intuitivos, a ponto de crianças e idosos navegarem por suas telas sem dificuldades.

O software de RH que a sua empresa escolher deve atender a esse mesmo padrão de qualidade e ser tão intuitivo ao longo do recrutamento quanto no cálculo da folha de pagamento.

Afinal, seu principal objetivo é facilitar o foco dos profissionais de RH e aumentar sua produtividade, e é impossível fazer isso com a interface de usuário errada.

Faça testes no software escolhido e certifique-se de que ele consegue antecipar o que os usuários precisam fazer e garante os meios para isso.

Considere sua viabilidade a longo prazo

Mudar de sistemas não é nada fácil. Você deve convencer o pessoal da administração, transferir todos os dados atuais, reeducar funcionários e fazer muitos testes para que essa jornada atinja o sucesso. Por isso não é algo desejável de se fazer todos os anos.

Além de considerar recursos, o seu novo software de RH precisa ser flexível e escalável o bastante para acompanhar o crescimento da empresa. Pergunte ao fornecedor sobre o roteiro do produto, a fim de estimar as atualizações que a plataforma escolhida receberá.

Determine custo e ROI

Quando você considera novo software de RH o custo certamente precisa ser um fator, mas é importante que jamais supere o ROI. Você não quer escolher a opção mais barata do mercado e deixar de lado o fato de que um software de RH paga por si mesmo.

Investir em boas ferramentas de automação reduz cargas de trabalho, fazem seu negócio mais escalável e aumenta a eficiência empresarial. Por isso, considere o custo inicial do software, mas também o que ele pode trazer de melhorias para a empresa.

Conte com um parceiro

Terceirizar a escolha e implementação do software de RH ideal para a sua companhia pode ser uma ótima ideia.

O parceiro certo tem o conhecimento, experiência e habilidade para encontrar a melhor opção e orientar sua adoção. Dessa forma, seu negócio consegue usufruir de todos os benefícios da aplicação escolhida com segurança.

Você pode obter inúmeros benefícios do seu software de RH. Para isso, entre em contato com a SoftwareONE agora mesmo e descubra a solução mais adequada para o seu negócio

Equipe de Redação

Autor

Equipe de Redação

Deixa uma resposta