SoftwareONE desenvolve cenário ideal de migração para nuvem para o Correio do Povo

outubro 26, 2018

A otimização de contratos trouxe economia de meio milhão de reais em 2017 para o tradicional veículo de comunicação gaúcho

A SoftwareONE, empresa formada por especialistas em Cloud Computing e especializada em soluções de gestão de portfólio de software, desenvolveu o cenário ideal de migração para nuvem para o Correio do Povo, um dos maiores e mais consolidados veículos de imprensa brasileira no sul do País. A parceria levou em conta as necessidades específicas de uma empresa de comunicação e tem superado todas as expectativas.

A parceria

No início de 2016, o Correio do Povo enfrentava algumas dificuldades com fornecedores de TI, já que os mesmos não entendiam suas reais necessidades em relação ao licenciamento de softwares, gerando problemas de aderência e de consultoria. Além disso, o jornal estava num momento crítico pois passava por um processo de renovação e modernização. Neste cenário, a SoftwareONE apresentou para o veículo de comunicação uma proposta personalizada endereçando às reais necessidades e que se adequava ao desafiador cenário que a empresa estava passando.

“A SoftwareONE, desde o primeiro dia da parceria, entendeu a realidade da situação que o Correio do Povo estava passando e trouxe soluções personalizadas para a nossa empresa”, afirma Rafael Brilhante, antigo gerente de TI do Correio do Povo. “O relacionamento entre as empresas é mais do que um simples fornecimento de serviços, a SoftwareONE é nossa parceira, o serviço prestado está superando todas as expectativas”, complementa.

Os benefícios

A parceria entre as empresas trouxe diversos benefícios para o Correio do Povo. Além da otimização dos serviços de TI prestados, maior agilidade na gestão de software, melhoria no atendimento ao cliente, houve uma economia, em 2017, de meio milhão de reais com a otimização de contratos de software. 

Além disso, o help desk do veículo de comunicação se tornou mais eficiente. Com o auxílio das soluções fornecidas pela SoftwareONE, um colaborador consegue atender uma demanda de trabalho que antes era realizada por oito funcionários, otimizando assim o serviço e tornado o atendimento muito mais ágil.

Os desafios

“Tivemos alguns desafios no início da parceria com o Correio do Povo. A empresa lida com diversos stakeholders – assinantes, venda de anúncios, portal digital, TI, etc. –  e é de um segmento que ainda está se modificando, precisando gerar novas receitas e reduzir custos; portanto o serviço e soluções que oferecemos devem ser flexíveis e se adequarem às reais necessidades do nosso cliente”, afirma Adriano Nepomuceno, gerente de contas SoftwareOne. “Porém, o relacionamento estreito com o Correio do Povo fez com que este desafio inicial fosse facilmente superado”, complementa Nepomuceno. 

As soluções

A SoftwareONE desenhou o melhor cenário para as migrações para a cloud, gerenciamento e otimização de softwares, utilizando diferentes produtos:

– PyraCloud: solução que gerencia portfólios de software desde on-premisse até a nuvem de ponta a ponta, com destaque por ser uma plataforma user friendly que maximiza o valor do software na nuvem ou on-premisses. O Correio do Povo foi um dos primeiros clientes da softwareONE a utilizar a solução PyraCloud no Brasil.

– Azure Simple: pacote consolidado em três etapas simples que auxilia os líderes de TI a implantar o Microsoft Azure em seus ambientes de trabalho, além de recursos Azure adicionais com base no consumo fiscal.

– Microsoft 365: solução de produtividade (correio, comunicação, planilhas etc.) que ajuda os colaboradores a realizarem suas tarefas diárias com mais facilidade e agilidade.

Os próximos passos

Além da migração para cloud de e-mails e documentos, as ferramentas de comunicação virtual – Internet, redes sociais, etc – tem demandado muito do portal on-line e da estrutura de TI do Correio do Povo. A estruturação das soluções oferecidas pela SoftwareONE, principalmente as ligadas ao PyraCloud, tinham que ser flexíveis.  “Neste cenário, a adequação do escopo de trabalho oferecido pela SoftwareONE tem que ser dinâmico; o que é simples, já que o contrato Azure é no formato ´pague conforme o uso´, trazendo assim flexibilidade e agilidade a parceria”, afirma Carlos Abreu, supervisor de multimídia do Correio do Povo.

“Atualmente, o Correio do Povo está diversificando o seu time de TI com um mix de analistas de mercado e técnicos, trazendo uma diversidade de experiências e diferentes pontos de vistas para o departamento. Para isso acontecer, o suporte técnico da SoftwareONE é fundamental”, afirma Nepomuceno. “Além disso, o veículo de comunicação tem planos de expansão da sua base de assinantes digitais. Nós da SoftwareONE apoiaremos esta nova fase do veículo, com oferta personalizadas”, complementa o executivo.

“A parceria com a SoftwareONE tem sido muito boa desde o início. O atendimento vai além do esperado, a decisão de nos associarmos à empresa de gestão de portfólios foi certa”, finaliza Abreu.

Sobre a SoftwareONESobre a SoftwareONE

Presente em mais de 80 países, com mais de 3.500 funcionários no mundo, a SoftwareONE possui sede global em Stans, na Suíça. Com faturamento superior a 5.5 bilhões de dólares em 2017, a empresa representa mais de 9.000 fabricantes e tem mais de 24mil clientes no mundo, incluindo clientes globais, Pequenas e médias empresas, instituições governamentais, acadêmicas e ONGs. A SoftwareONE é referência em Gestão de Portfólio de Software (SPM), Licenciamento de Software, Gestão de Ativos de Software (SAM) e Cloud Computing.

Sobre o Correio do Povo: Um dos maiores e mais antigos veículos de imprensa brasileiros e onsiderado o marco inicial da imprensa moderna no Brasil, acompanhou de perto a História do Rio Grande do Sul, do País e do Mundo desde 1º de outubro de 1895. É um verdadeiro quality paper: um jornal diário que proporciona aos seus leitores a seriedade e a credibilidade que procuram. Consolidado como referência em informação, o jornal segue sua trajetória como fonte perene de pesquisa e documentação, seja em sua edição impressa ou em plataformas digitais. 

Milena Pinheiro

Autor

Milena Pinheiro

Deixa uma resposta