SQL Server 2008: como se preparar para o fim do suporte?

maio 27, 2019

Está preparado para o fim do suporte estendido do SQL Server 2008? A assistência da Microsoft encerra após julho de 2019, mas, para quem usa o Windows Server 2008, o suporte vai até janeiro de 2020. Depois disso, não tem mais alternativa.

Esse é um bom motivo para ficar preocupado. Afinal, é o momento de entender como o término do suporte vai impactar o seu negócio. Além disso, as leis de proteção de dados exigem um cuidado extra.

Então, o que fazer? É o que vamos explicar neste post, a partir de um contexto claro dessa situação e a sua interferência nos resultados organizacionais. A partir disso, você entenderá de que maneira a sua empresa pode se preparar. Gostou? Continue lendo e saiba mais!

Entenda o fim do suporte SQL Server 2008

Ainda em julho de 2018, a Microsoft anunciou o fim do suporte ao SQL Server 2008, tanto para essa versão quanto para a R2 do banco de dados. Ao mesmo tempo, foi divulgado que o Windows Server 2008 também teria a sua assistência descontinuada. A diferença eram os prazos: 9 de julho de 2019 para o primeiro e 14 de janeiro de 2020 para o segundo.

Até essas datas, o cenário está favorável para as empresas que utilizam essas soluções. Depois disso, a falta de atualizações tende a gerar problemas de segurança, inclusive com o potencial de colocar os dados em risco.

Além disso, será impossível obter mais recursos e funcionalidades. Na prática, esse cenário compromete a produtividade organizacional e causa perigos ao cumprimento do compliance no que se refere ao Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados (GDPR). Apesar dessa lei ser europeia, é uma preocupação para empresas de todo o mundo.

No Brasil, a Lei Geral de Proteção de Dados — sancionada em 2018 — também regulamenta como as informações pessoais devem ser gerenciadas pelas empresas. Por isso, o término do suporte a esses programas gera a necessidade de ter atenção às diretrizes e estabelecer uma política de governança de TI.

Para você ter uma ideia, essas legislações, e a própria preocupação dos gestores, fizeram com que os investimentos em machine learning e inteligência artificial voltados para a segurança da informação fossem de 671 milhões de dólares durante o ano de 2019. Portanto, mesmo sendo difícil visualizar esse aspecto, é possível colocá-lo em prática na sua empresa.

Conheça as opções de atualização

A empresa que utiliza o SQL Server 2008 e deseja continuar aproveitando os recursos desse programa precisa considerar as opções de atualização. Veja quais são as principais!

Migração para a nuvem

Aqui, a ideia é manter a versão antiga, ou seja, a 2008, para migrá-la para a nuvem, pelo Azure. Nesse caso, o suporte ampliado ainda vai durar por mais três anos. Perceba que é uma solução temporária, mas é válida por esse período.

Mudança para uma versão mais nova

A ideia aqui é migrar para uma versão nova do SQL Server. A mais recente é a 2017, que explicaremos melhor a seguir. Se essa for a sua escolha, verifique o Software Assurance e se prepare para a nuvem e DevOps.

Essas são as duas melhores alternativas. No entanto, você ainda pode comprar um pacote anual de atualizações estendidas. Essa opção é válida somente para alguns contratos com a Microsoft. Caso deixe de escolher essas opções, estará fadado a expor os dados da sua empresa a riscos.

Saiba mais sobre o SQL Server 2017

A atualização do banco de dados é a alternativa mais confiável. Ao contar com o SQL Server 2017, você estará seguro por mais tempo e contará com a versão mais recente do sistema. Ainda há outros benefícios assegurados ao escolher essa opção. Confira quais são eles abaixo!

Avanço na performance

O desempenho melhorado é uma das características do SQL Server 2017. A outra é a escalabilidade. No caso do desempenho, a melhoria é verificada em Windows e Linux, qualquer que seja o data warehouse da sua companhia.

Aumento da segurança

O SQL Server 2017 mantém o bom nível de segurança das outras versões do banco de dados. A proteção ocorre para os dados em repouso ou em movimento, a partir da aplicação de criptografia e diferentes camadas de proteção.

Inteligência de negócios

As análises feitas em tempo real oferecem insights importantes, que contribuem para a tomada de decisões dos gestores e para o alcance de objetivos estratégicos. O acesso e a publicação dos relatórios são feitos em qualquer dispositivo, a depender da necessidade do usuário.

Veja como a SoftwareONE pode auxiliar nessa atualização

A SoftwareONE trabalha com diferentes serviços da Microsoft, inclusive otimização e assessment do SQL Server. Com consultores técnicos da marca e 30 anos de experiência em otimização de custos de soluções corporativas, a ideia é oferecer a ajuda necessária para simplificar as atividades e resolver os desafios.

A oferta consiste em uma avaliação que foca o trabalho atual, a arquitetura usada e as demandas do negócio para o banco de dados. Com isso, é emitido um relatório que faz recomendações da plataforma e controles futuros. O propósito é aperfeiçoar o trabalho com uma estratégia que previne gastos desnecessários e analisa a segurança da informação.

Junte-se à SoftwareONE para que os investimentos em TI sejam rentáveis. Para chegar a esse patamar, são avaliados diferentes critérios:

  • aquisição de software;
  • perspectivas tecnológica e de governança e conformidade.

Todos esses aspectos são trabalhados pela metodologia de gestão de portfólio. Assim, ao ter o apoio da SoftwareONE na sua empresa, mais que verificar a situação do SQL Server 2008, ainda é identificada a alternativa mais adequada conforme o fluxo de trabalho e as demandas corporativas. O resultado é uma chance maior de sucesso para o seu negócio, que se destaca de forma competitiva perante a concorrência.

É isso que você deseja para o seu negócio? Pretende resolver o fim do suporte do SQL Server 2008 e acabar com a preocupação? Então, entre em contato conosco e veja como os nossos profissionais podem solucionar as suas demandas atuais!

Powered by Rock Convert
Richard Souza

Autor

Richard Souza

Graduado em ciencias da computação e com MBA em gestão de projetos, possuo mais de 13 anos de experiencia atuando com TI. Meu foco de atuação é a implementação de soluções da Microsoft: EMS, Azure e Office 365. Atuo também como Solution Sales, desenvolvendo arquiteturas de soluções resilientes, que englobam diversos tipos de cenários voltados para IaaS, PaaS, SaaS e até cenários híbridos, com integração ao ambiente on-premises para diversas empresas de pequeno, médio e grande porte.

Deixa uma resposta