Por que o sucesso das startups é algo que eu já esperava?

abril 12, 2019

O sucesso das startups traz uma grande mudança de paradigmas no mercado. Elas se utilizam de tecnologias e modelos de negócios inovadores e crescem em uma velocidade muito superior ao mercado. Enquanto uma empresa tradicional cresce entre 10% e 20% ao ano em épocas econômicas favoráveis, uma startup pode crescer mais que 200% no mesmo espaço de tempo. Os números ainda surpreendem, mas para mim não é nenhuma novidade. Quer saber por quê?

Confira abaixo 5 motivos que provam que o boom das startups já era esperado e que elas vieram para ficar.

1. Possuem um modelo de negócio escalável

Negócio escalável é o que possibilita o desenvolvimento sem precisar elevar consideravelmente os custos operacionais, ou seja, são empresas que fazem mais com menos, aumentando a produtividade e a margem de lucro.

Um dos pré-requisitos para ser uma startup de sucesso é ser escalável. Isso permite crescimento acelerado em receita e em número de usuários, sofrendo pequenos incrementos nos custos da empresa.

Um bom exemplo nesse sentido é a Hotmart, uma startup mineira, fundada em 2011, que fornece ferramentas e serviços para quem quer vender produtos digitais. Além de ser a principal referência do setor no Brasil, hoje já está presente em vários países e possui o site disponível em 4 idiomas.

Inovação é uma constante

As startups são empresas nascentes, em sua maioria com bases tecnológicas, alto potencial de rentabilidade e risco. Portanto, a necessidade de inovação deve ser constante, para não perder espaço no mercado.

Esse espírito inovador faz com que os insights se transformem em oportunidades, atraindo um público cada vez mais sedento por novidades e garantindo o crescimento acelerado.

A Resultados Digitais é um ótimo case no quesito inovação. Oferece soluções para automação de marketing digital por meio do software RD Station. A ferramenta faz a gestão de mídias sociais, e-mail marketing, criação simplificada de landing pages e diversos outros serviços, tudo de forma integrada e simplificada. O seu sucesso e escalabilidade chamou a atenção de investidores que realizaram um aporte considerável para a expansão da empresa.

Detêm alto nível de especialização

Geralmente, as startups são formadas ainda dentro das faculdades e estão presentes em ambientes que promovem a cultura de aprendizado e especialização. Entendem que mão de obra qualificada é essencial para criar, manter e desenvolver novas tecnologias.

IBM CloudPowered by Rock Convert

Além da educação tradicional, esses profissionais participam de diversos cursos e eventos presenciais e online e estão sempre interagindo com outros profissionais e empresas.

A Rock Content, startup mineira líder em marketing de conteúdo, é um exemplo nesse sentido. Possui uma equipe formada por profissionais com alto grau de especialização e em sua maioria com fluência em inglês. Além disso, ajuda diversos profissionais a desenvolver uma carreira de freelancer e oferece diversas especializações para quem deseja atuar nesse segmento.

Possuem equipes engajadas

As startups de sucesso possuem equipes enxutas, porém altamente engajadas e produtivas. Para conseguir isso é imprescindível contratar pessoas que acreditem na sua ideia e que tenham as habilidades complementares aos demais profissionais.

Além disso, oferecer benefícios como flexibilidade de horários, área de lazer atrativa e alimentação diferenciada são outras estratégias utilizadas, como já fazem o Google e o Facebook.

Focam na execução

No mundo do empreendedorismo costuma-se dizer que uma ideia não vale nada. Isso porque, o que mais conta é a capacidade de execução dos empreendedores à frente do negócio.

O que diferencia uma empresa com o mesmo modelo, condições e tempo de criação de outra é a forma de execução do seu trabalho, desde a primeira hora do dia.

O foco é utilizar a tecnologia como aliada e trabalhar com métodos ágeis na execução de projetos.

Além dos motivos citados, vale lembrar que o Brasil é um país com grandes dimensões e população e repleto de problemas, o que representa grandes oportunidades para novos negócios. O sucesso das startups é uma realidade e o seu crescimento está apenas no início.

E você, também já esperava todo esse sucesso das startups? Comente abaixo a sua opinião sobre o assunto!

Powered by Rock Convert
Equipe de Redação

Autor

Equipe de Redação

Deixa uma resposta