Por que a tecnologia pode ser a solução em tempos de crise?

abril 9, 2019

Em tempos de crise, é comum que as empresas e pessoas passem a “segurar” seu capital, reduzindo o giro no mercado. Com menos circulação, diversos setores da economia são prejudicados, mas em meio a esse contexto, o setor de tecnologia da informação é o que mais cresce, inclusive contratando mão de obra qualificada.

Mas como explicar isso? O investimento em tecnologia representa uma boa saída para enfrentar a crise. Neste post, vamos citar 5 tópicos que comprovam que é possível minimizar os efeitos da crise por meio do investimento em ferramentas tecnológicas.

Maiores desafios enfrentados

Geralmente, em tempos de crise, é comum que as empresas enfrentem desafios comuns, tais como: necessidade de redução do quadro de funcionários, diminuição considerável das vendas, necessidade de reavaliação de preços, diminuição de gastos com aluguel e infraestruturas físicas, dentre outros. A boa notícia é que a tecnologia é uma boa aliada contra esses temidos desafios.

Acompanhamento de tendências

A tecnologia pode auxiliar os empresários na busca por diferenciais competitivos. Por meio dos buscadores e das redes sociais, é possível acompanhar as tendências e reinventar-se para atrair parte do público não afetado pela crise ou mesmo o público que não se retraiu e deixou seu capital circulando.

Melhoria da organização 

O uso da tecnologia também pode auxiliar as empresas a terem maior controle de seus negócios. Com a redução do capital humano, as funções ficam acumuladas e manter a organização pode ajudar a controlar melhor o negócio. Investir em ferramentas tecnológicas que proporcionem maior agilidade na administração e obtenção de relatórios com visões globais do negócio é um importante passo para sobreviver em tempos de crise.

IBM CloudPowered by Rock Convert

Aumento da produtividade 

Produzir mais sem perder a qualidade: esse é outro grande desafio. De fato, em tempos de crise é preciso aumentar a produtividade sem aumentar os custos e garantir resultados significativos para o negócio. Nesse ponto, a tecnologia é uma grande aliada!

Atração de clientes

A atração de novos clientes e até mesmo a fidelização dos atuais que estavam “sumidinhos” é outro ponto em que a aplicação de ferramentas tecnológicas pode ser uma excelente saída. O Marketing digital com o uso das redes sociais e ferramentas como as de e-mail marketing podem ser úteis para atrair mais clientes e não deixar o número de negócios cair.

Se o volume de clientes e negócios forem mantidos ou mesmo aumentados, superar a crise não será tão difícil como esperado.

Inovação

É bem verdade que a tecnologia é uma grande aliada da inovação. Em tempos de crise, nada melhor do que descobrir seu próprio diferencial competitivo e se o seu negócio tem uma certa capacidade de adaptação a mudanças. Negócios engessados tendem a não sobreviver e grandes empresas já fecharam suas portas por ficarem paradas no tempo! O uso da tecnologia para promover inovação ao seu negócio demonstra maturidade e competência.

Pensando em tudo isso, a SoftwareOne oferece uma fantástica solução que pode ser utilizada no dia a dia e oferecer redução de custos para o seu negócio. Conheça o Pyracloud e todos os benefícios que esta ferramenta pode trazer para o seu negócio.

Powered by Rock Convert
Equipe de Redação

Autor

Equipe de Redação

Deixa uma resposta