Tokio Marine fecha parceria com SoftwareONE para implementação de projeto na nuvem

maio 20, 2019

Seguradora investiu cerca de R$ 20 milhões no projeto que trouxe agilidade ao serviço de assistência 24 horas e redução de custos

A SoftwareONE, empresa formada por especialistas em Cloud Computing e em soluções de gestão de portfólio de software, auxiliou a TOKIO MARINE, seguradora japonesa atuante no Brasil, a implementar o sistema TMSTOKIO MARINE Serviços. O objetivo do projeto é gerenciar, de maneira mais estratégica, as demandas dos clientes no momento em que eles utilizam os portais e aplicativos de assistência 24 horas da seguradora.

A parceria

A parceria entre as empresas começou em 2013 com projetos importantes de migração do Office 365 da Microsoft e licenciamento de softwares, resultando em redução de custos e aumento de produtividade. “Devido ao relacionamento próximo e de sucesso que mantemos com a SoftwareONE, a TOKIO MARINE confiou à empresa o auxílio na implementação do TMS”, afirma Wilson Leal, CIO da seguradora. “Esse serviço de assistência, que deve ser rápido e estar disponível 24/7, é muito importante para nós já que é por meio dele que o cliente tem contato com a seguradora e a parceria com a SoftwareONE tem proporcionado isso”, complementa o CIO.

TMS – TOKIO MARINE Serviços

A SoftwareONE desenhou e implementou a arquitetura de sistemas em cloud computing para o funcionamento do TMS. O software, que é utilizado nos portais e aplicativos da seguradora, fornece assistência 24 horas ao usuário, conectando o segurado a prestadores de serviços, como guinchos, mecânicos e assistência em geral. Com o TMS, a TOKIO MARINE também acompanha de perto a rede de prestadores e garante nível de qualidade de atendimento prestado aos segurados, gerando mais eficiência nas respostas fornecidas pela companhia.

O investimento da seguradora no projeto foi de aproximadamente R$ 20 milhões. Também foram contratados 250 colaboradores que são responsáveis pelo departamento de tecnologia e call center. A intenção é gerenciar, de maneira estratégica, as demandas dos clientes no momento em que utilizam a assistência 24 horas.

Utilização do Microsoft Azure e os benefícios

“A missão da SoftwareONE é estar próxima ao cliente. Após o pedido para desenvolvermos o novo projeto da TOKIO MARINE, estudamos e analisamos qual seria a melhor arquitetura/modelo de negócio para esta jornada. Juntos, decidimos que as soluções Microsoft Azure, que integram a gestão e telemetria de cloud computing, seriam ideais. O nosso time de TI construiu item a item, com o time da TOKIO MARINE, toda a solução Azure baseada em plataforma”, comenta Antônio Clevelente, Global Account Manager da SoftwareONE.

O projeto é o primeiro da seguradora armazenado 100% na nuvem. A utilização do Azure trouxe inúmeros benefícios para a TOKIO MARINE:

1 – Alta disponibilidade: os dados e informações estão espalhados em diversos datacenters, com um sistema que nunca “cai”. Se houver algum problema de backup no Azure no Brasil, por exemplo, os usuários serão automaticamente direcionados a outro site em um diferente lugar do mundo, proporcionando assim a contínua operação, sem causar qualquer instabilidade ou percepção de queda ao usuário;

2 –Escalabilidade da solução: com o crescimento da TOKIO MARINE no mercado brasileiro, a escalabilidade dos seus serviços se tornou uma preocupação constante. Na nuvem, a escalabilidade é resolvida automaticamente, dependendo da questão. É também uma maneira muito rápida pois não existe a necessidade de adquirir servidores físicos conforme o aumento da demanda. Esse crescimento é configurado para ser flexível, ou seja, a nuvem se expande automaticamente na ocorrência de mais processamento e diminui quando a demanda cai, por exemplo, em horário noturno;

3 – Consumo de banda de Internet: a comunicação ativa com os prestadores de serviços em tempo real requer um consumo de banda de Internet elevado. Esse problema é resolvido utilizando a estrutura de nuvem fornecida pela Microsoft Azure, não impactando assim nas operações dos corretores e assessorias que utilizam o sistema da TOKIO MARINE para cotar seguros, assim como os clientes que consultam informações por meio dos portais e aplicativos da seguradora;

4 – Flexibilidade: o pagamento é feito de acordo com o uso, gerando economia e flexibilidade já que a estrutura da nuvem tem um custo até cinco vezes menor quando comparado a um servidor físico.

Os próximos passos

Em parceria com a Microsoft, a SoftwareONE está realizando um acompanhamento semanal do projeto com o time de arquitetura de sistemas da TOKIO MARINE, e a cada mês o projeto TMS é analisado a fim de avaliar qual são as adequações e próximos passos, otimizando assim os processos. “Acompanhamos sempre o projeto. Também estamos utilizando o Pyracloud, solução da SoftwareONE que gerencia portfólios de software desde on-premise até a nuvem de ponta a ponta, e dedicando mais tempo a arquitetura do software, evoluindo constantemente” complementa Crevelente.

“Estamos muito satisfeitos e confiantes com a parceria entre a TOKIO MARINE e a SoftwareONE. Com profissionais extremamente competentes e comprometidos e uma excelente prestação de serviços, registramos ótimos resultados na implementação do TMS. A SoftwareONE tornou-se nosso maior parceiro em soluções de cloud computing”, finaliza Leal. 

Sobre a TOKIO MARINE

A Tokio Marine Seguradora S.A. é uma das maiores companhias de seguros do Brasil e do mundo. É subsidiária da Tokio Marine Holdings, o mais antigo conglomerado securitário japonês. Fundada em 1879, possui operações em 38 países e tem sua matriz mundial em Tóquio. No Brasil desde 1959, a Tokio Marine coloca à disposição do mercado nacional um amplo leque de soluções para clientes pessoas físicas e jurídicas, por meio de uma estrutura com 72 unidades de negócios, com sucursais e escritórios em todo o País. Sua missão: Proporcionar tranquilidade e segurança às pessoas e empresas, contribuindo para o desenvolvimento da sociedade.

Milena Pinheiro

Autor

Milena Pinheiro

Deixa uma resposta