4 barreiras que impedem sua empresa de alcançar a transformação digital

abril 1, 2019

A transformação digital está provocando enormes alterações nas definições de estratégias das organizações, com consequentes mudanças na forma de competitividade no mercado e na orientação dos negócios, acabando com a fronteira entre os setores de indústria. Assim, a diminuição de barreiras de entradas no mercado e a permissão de entrada de novos negócios de forma rápida coloca em risco o mercado tradicional.

Tendo em vista o novo cenário digital, com novas cadeias de valor que confrontam os modelos já estabelecidos, há o surgimento de novos competidores com melhorias de eficiência operacional e de qualidade, que aumentam a satisfação dos clientes, inclusive com o desenvolvimento de novas tecnologias e a possibilidade de expansão dos negócios.

Assim, é fundamental que a área de TI esteja atenta e direcionada, caminhando em sentido à inovação, pois a principal dificuldade é mudar a forma de pensar, que está muito enraizada no modelo já construído há décadas. Se as organizações não aceitarem que o modelo atual de TI está passando por alterações significativas, podem ficar para trás.

Como alcançar a transformação digital?

Para implementação da transformação digital nas organizações, não basta apenas a inserção de novas tecnologias nos processos operacionais. A inovação vai muito mais além e deve estar inserida na cultura da empresa, desde o operacional até o planejamento estratégico. Os líderes e trabalhadores devem ter a mesma visão clara sobre a cultura digital.

Dessa maneira, a transformação digital não diz respeito somente à tecnologia em si, mas a todo um processo do qual ela faz parte, e que, para dar resultado, é necessário um direcionamento estratégico com eliminação de alguns obstáculos. Pensando nisso, separamos 4 barreiras que impedem sua empresa de alcançar a transformação digital. Continue a leitura e confira!

1. Capacitação da equipe de TI

A primeira barreira é a falta de capacitação dos profissionais das áreas de TI. Muitas organizações ainda não visualizam a área de TI como estratégica, mas apenas como operacional e, com isso, ainda recrutam profissionais com qualificações básicas sem estímulo à inovação.

2. Corte de despesas

Especialmente com a crise financeira instalada, é complicado inovar e estimular a transformação digital quando os cortes de custos com TI já são crescentes. O investimento em inovação na área de TI ainda é escasso e considerado uma grande barreira, pois quando uma empresa reduz sua receita, seus custos com TI também são cortados.

3. Dificuldade de obter resultados imediatos

A inovação tecnológica pode propiciar muitas melhorias nos processos operacionais que terão resultados rápidos e mensuráveis. Por outro lado, há projetos de inovação que não são possíveis de se mensurar, como, por exemplo, a experiência dos profissionais de TI que se misturam com os resultados macro da organização.

4. Novas tecnologias

Com a evolução veloz das tecnologias, surgem novas oportunidades de pesquisa e desenvolvimento para a TI, que são deixadas de lado por falta de estratégia de investimento. Dispositivos móveis, cloud, internet das coisas e impressoras 3D devem ser inseridos no portfólio da empresa. Cada vez mais os clientes buscam novos canais de comunicação e isso deve ser explorado com a mobilidade.

A área de TI precisa estar em constante renovação, inclusive quanto ao modo de criar e desenvolver novos produtos para poder alcançar a transformação digital. Quer saber mais? Assine nossa newsletter e fique por dentro de todas as novidades!

 
Equipe de Redação

Autor

Equipe de Redação

Deixa uma resposta