Um guia para renovações Microsoft

June 1, 2018

Uma renovação de licenciamento de software da Microsoft pode parecer complexa até para os profissionais mais experientes de TI e Compras.  Não importa se é a sua primeira renovação do Enterprise Agreement (EA) ou se você já passou pelo processo muitas vezes.  Frequentemente, isto é causado por informação limitada, falta de tempo para se preparar para a renovação pendente ou mudanças no seu ambiente de TI.  De acordo com Gartner, o consumo de software em empresas pode crescer até 9,5% até o final de 2018 representando um gasto global de US$ 389 bilhões; e uma renovação da Microsoft representa um gasto anual significante para organizações – software é um investimento caro sim, mas extremamente necessário.

Os orçamentos de TI estão aumentando junto com a complexidade de licenciamento da Microsoft e algumas questões são fundamentais nesta discussão:

  1. A renovação representa nossa estratégia futura e assegura que consumiremos produtos que compramos?
  2. Estamos gastando excessivamente ou gastando pouco no nosso estado de licenciamento da Microsoft?
  3. Agora estamos em conformidade?
  4. Como permaneceremos em conformidade no futuro?
  5. Como o licenciamento da Microsoft mudou nos últimos 3 anos e como isso nos impactará?
  6. Este novo contrato está alinhado com minha estratégia atual ou futura para nuvem?

QUAL É A ABORDAGEM DE RENOVAÇÃO DE MICROSOFT DA SOFTWAREONE?

A Abordagem de Renovação de licenciamento Microsoft da SoftwareONE é projetada para tirar o serviço de “adivinhação” das renovações da Microsoft e reduzir o nível de ansiedade e incerteza para suas equipes. (esse primeiro bloco fala sobre direito e inventário, mas não conformidade – nós devemos mapeá-lo para o nosso modelo de maturidade usual?)

ONDE COMEÇAMOS?

O ponto de partida para qualquer renovação da Microsoft é uma avaliação de Gestão de Ativo de Software (SAM).  Este envolvimento define o direito de licença atual e como o licenciamento é instalado em seu ambiente.  Uma ferramenta de SAM é útil neste processo, mas frequentemente insuficiente para assegurar que a conformidade seja cumprida suficientemente. A SoftwareONE leva os dados da ferramenta SAM ao próximo nível aplicando anos de experiência e conhecimento em torno de licenciamento da Microsoft e regras programáticas para confirmar que os nossos clientes estão em conformidade com a propriedade de licenciamento atual.

GANHANDO SUPORTE

A próxima etapa é envolver sua TI e as partes interessadas relevantes para determinar como você pode usar as soluções da Microsoft para alcançar suas metas nos próximos 12 a 36 meses. Isto é alcançado através da revisão de seu itinerário de TI e compartilhamento de conhecimento de soluções da Microsoft atuais, funcionalidade e programas. Isto inclui conversações adicionais e documentação para revelar áreas de consolidação de fornecedor, caracterização de usuário para preços e otimização de consumo e determinação de soluções e funcionalidade que são necessárias – conforme comparado com o desejado – na renovação.

Uma Análise de Opções de Licenças detalhada é criada por nossa equipe de experientes consultores de Aconselhamento da Microsoft. Os nossos consultores acessam o licenciamento ideal e opções de renovação de contrato incluindo opções de programa da Microsoft, melhor disponibilidade de precificação e necessidades de Certificação de Software. Este documento contém informações compreensivas para a tomada de decisão de renovação incluindo riscos potenciais, prós e contras e recomendações de consultor.

A Otimização de Pré-Contrato é considerada parte de todo o processo de renovação. Primeiro, quaisquer excedentes identificados durante o envolvimento de SAM serão removidos, se não mais necessários para o crescimento. Depois, como parte do alinhamento de solução, os nossos consultores analisarão as melhores práticas de servidor de infraestrutura e SQL para impulsionar a consolidação de servidor, migração para nuvem e desmantelamento para otimização antes da renovação.  Finalmente, os perfis de usuário/dispositivo são aplicados para prevenir licenciamento demasiado de grupos de usuário e alinhamento de licenciamento com consumo de tecnologia.

A ABORDAGEM DE RENOVAÇÃO DO SOFTWAREONE NA PRÁTICA

No início de 2018, um provedor de assistência de saúde popular nos EUA engajou a SoftwareONE para auxiliar com sua renovação de EA.  Sua preocupação primária foi trabalhar para entender as novas suítes de licenciamento de nuvem da Microsoft e prevenção de compra excessiva de funcionalidade que a empresa não consumiria. As nossas equipes trabalharam com o cliente para ganhar visibilidade em seus direitos atuais, entenderem as metas de TI gerais e alinhar as soluções de tecnologia da Microsoft apropriadas para cumprirem essas metas.

O cliente assinou uma renovação de EA em que sentem confiantes que inclui os produtos para seus usuários.  Devido ao alinhamento estratégico entre as metas de cliente e o itinerário de tecnologia da Microsoft, este cliente pode assegurar um desconto considerável em adição ao preço de EA.

Thiago Santanna

Author

Thiago Santanna

Com mais de 16 anos atuando no mercado de TI, Thiago é Cloud Sales Leader na SoftwareONE Brasil desde 2016.

Leave a Reply