Entenda a virtualização de dispositivos e seus benefícios

junho 3, 2019

A virtualização de dispositivos é, hoje, uma grande tendência no setor empresarial. Uma prática muito comum na TI que faz uso de ambientes simulados com o objetivo de evitar invasões na rede e imprevistos no decorrer do processo. Contudo, é necessário compreender como ela funciona a fim de assegurar um ótimo custo-benefício.

Essa prática se torna possível por meio de um servidor ou desktop com potência elevada. No entanto, é fundamental não fazer confusão com a computação em nuvem. Estamos falando de duas tecnologias que dividem recursos do hardware, mas a virtualização possibilita novas clouds, se houver outros serviços de software que controlem os recursos disponíveis e gerenciem o sistema.

Ficou confuso? Então, continue a leitura do texto, pois vamos explicar mais sobre a virtualização de dispositivos e apresentar seus benefícios. Aproveite e boa leitura!

O que é a virtualização de dispositivos e por que as empresas devem adotar essa prática?

A virtualização de dispositivos é um processo que faz o total isolamento do sistema operacional do hardware para que seja possível acessar, com segurança máxima, os arquivos e produtos de software.

Como isso funciona na prática? Bom, o que ocorre é o seguinte: um computador é inserido em uma infraestrutura de TI que já existe, podendo ser local ou em nuvem. Dessa forma, é possível acessar um sistema operacional distinto em um ambiente extremamente controlado e isolado.

O ambiente apresenta suas próprias características, ou seja, memória, espaço de armazenamento e sistema, por exemplo. Por isso, a segurança é aprimorada, além de melhorar significativamente o controle dos produtos de software.

Usar a virtualização de dispositivos é uma forma muito eficaz de conseguir acesso a recursos sem prejudicar o sistema operacional e o hardware instalado.

Quais são os principais benefícios dessa prática?

Veja quais são as principais vantagens da virtualização de dispositivos!

Aumento da disponibilidade de recursos

Fazer a virtualização dos dispositivos em nuvem vai assegurar uma infraestrutura de altíssima disponibilidade. Os profissionais são capazes de executar funções a qualquer hora, tornando-se mais produtivos. Uma vantagem, pois auxilia na tomada de decisões bem mais acertadas, uma vez que os dados são facilmente localizados.

Escalabilidade

Atender às demandas com rapidez e muita praticidade é mais fácil com a virtualização de dispositivos, pois a organização vai ter acesso a sistema de desempenho elevado para os usuários.

Segurança de dados

Ter um controle maior da infraestrutura de software é um dos principais benefícios da virtualização dos dispositivos. Os ambientes padronizados são criados e compartilhados com os usuários, o que facilita muito a gestão das ferramentas digitais. Devido ao fato de serem isolados, as invasões ficarão restritas à máquina virtual (VM).

Redução de custos

A virtualização dos dispositivos garante a migração de parte da infraestrutura de TI para as máquinas virtuais. Assim, reduz-se os custos com operação para garantir que o empreendimento se mantenha em funcionamento.

O que é preciso para adotar uma estratégia de virtualização?

Veja o que você precisa fazer para adotar essa prática!

Prepare as equipes

Para assegurar que o processo de migração para as plataformas que tenham como base os servidores virtuais seja realizado sem problemas, será preciso oferecer um treinamento para os usuários do serviço e para os seus profissionais de TI.

Foque nos objetivos da empresa

É necessário, ainda, determinar o que o seu negócio pretende atingir com a virtualização. Dessa forma, detecte as demandas da sua empresa e avalie se é preciso aumentar a performance ou contar com maior segurança, mobilidade ou controle na execução do software.

Invista na segurança das informações

A segurança dos dados é uma das principais preocupações dos empreendimentos que têm grandes infraestruturas de TI, e esse aspecto não pode ser deixado de lado ao adotar o uso de máquinas virtuais. É bem o contrário disso: a empresa precisa adaptar as suas normas e regras para que possam assegurar o uso seguro das ferramentas.

Enfim, é importante saber que as soluções de virtualização de dispositivos apresentam o mesmo propósito: disponibilizar um ambiente totalmente isolado a fim de acessar aplicações, sistemas e arquivos com muita praticidade e segurança. As vantagens são o aumento da performance e da eficiência para a sua empresa.

Gostou do texto? Então, aproveite e assine a nossa newsletter para receber as atualizações do blog diretamente na sua caixa de entrada!

Powered by Rock Convert
Equipe de Redação

Autor

Equipe de Redação

Deixa uma resposta