Virtualização de servidores: o que é, para que serve e quais as vantagens?

setembro 8, 2017

Virtualização de servidores é a técnica de execução de múltiplos sistemas operacionais virtuais interdependentes em um único servidor físico. O processo é realizado de forma inteligente, com auxílio de um software conhecido como hypervisor. Ele é responsável por validar todas as instruções para a CPU e gerenciar o código executado.

A virtualização de servidores pode ser feita por uma série de motivos, seja para ajudar a economizar dinheiro na compra de hardware (por dividir um servidor em vários sistemas virtuais), seja para reduzir o tempo de inatividade e aumentar a estabilidade do servidor. E há uma série de benefícios nisso. Conheça alguns deles a seguir.

Consolidação de servidores

Ao consolidar servidores físicos em servidores virtuais e reduzir o número deles, sua empresa conseguirá uma grande economia de custos de energia e resfriamento. Além disso, poderá reduzir a pegada do seu datacenter, o que pode incluir os custos de um gerador a diesel e mudanças de rede, o espaço do rack e o espaço no chão.

Maior eficiência de negócios

Boa parte das plataformas de virtualização de servidores oferece uma série de recursos avançados que não se limitam aos servidores físicos e ajudam os negócios a aumentar o tempo de atividade. Fornecedores diferentes oferecem serviços diferentes, mas em geral, eles são parecidos e incluem migração ao vivo e tolerância a falhas.

A capacidade da virtualização para mover rápida e facilmente uma máquina virtual de um servidor para outro é um dos seus maiores benefícios para a eficiência de negócios.

Economia

Não é só hardware físico que a sua empresa economizará com a virtualização de servidores, nem energia e resfriamento naqueles que foram consolidados. Você também poupará no tempo que costumava gastar para administrar todos aqueles servidores físicos de antigamente.

Os usuários finais serão, portanto, mais produtivos graças ao menor tempo de inatividade.

Faça mais com menos

Departamentos e administradores de TI são frequentemente forçados a fazer mais com menos. A virtualização do servidor torna os administradores mais eficientes e ágeis, o que os permite otimizar o desempenho. Aproveitar melhor a capacidade ociosa de um servidor é o ideal para isso.

Simplifique a recuperação de desastres

A virtualização também oferece pelo menos três componentes muito importantes quando o assunto é Disaster Recovery: capacidade de abstração de hardware, consolidação de servidores e redução de danos.

Remover a dependência de um modelo de hardware específico é bom em casos de pane e o mesmo pode-se dizer da consolidação, que cria facilmente réplicas de seus servidores atuais. Se isso não fosse o suficiente,as suítes de virtualização de servidores tem recursos de redução de danos, que oferecem maneiras de testar a recuperação de desastres previamente.

Facilidade de migrar para a nuvem

Outra grande vantagem da virtualização de servidores é como ela facilita a migração para a nuvem. Depois de abstrair recursos de hardware você estará preparado para serviços de suporte a nuvem e será muito mais fácil deslocar suas informações de negócios para lá. Virtualizar é apenas o primeiro passo.

Agora que você já conhece bem a virtualização de servidores e seus benefícios, que tal continuar aprendendo? Assine a newsletter da SoftwareONE e receba em seu e-mail nossas principais atualizações

Equipe de Redação

Autor

Equipe de Redação

Deixa uma resposta